Analysis and mapping of the quality of water from springs in the rural community of Piroás Redenção (CE)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.002.0009

Keywords:

Geoprocessing, Family farming, Water analysis, Quality parameters

Abstract

In the Northeast region of Brazil, water scarcity is common and is intensified by the predominance of high temperatures, low humidity and little precipitation. This situation had greater repercussions from 2014 onwards when other Brazilian regions began to obtain lower than expected rates of rainfall, causing a decrease in water levels in rivers, dams and other bodies of water. In the Piroás community, located in the municipality of Redenção in the State of Ceará, water scarcity is also a characteristic of the region. Agricultural practices such as deforestation for the implantation of arable areas, illegal fires and the use of pesticides have contributed to the degradation of springs, quality and their surrounding area. In view of this, the objective of this work is to map the spatialization of springs and analyze the water according to CONAMA quality parameters and Ordinance No. 2,914. For that, the walk was carried out to the place where the spring was and collected coordinates and water collection. The analyzes were carried out at NUTEC and at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). All springs obtained values ​​higher than the maximum allowed by legislation in relation to total coliforms, Escherichia coli, heterotrophic bacteria and conductivity. Regarding the results of chemical analysis, N5-MSC showed a pH lower than the minimum allowed and N2-DD showed iron above the maximum allowed value. As for the physical parameters, N2-DD and N5-MSC presented higher color values ​​and N1-ADC, N2-DD and N3-SF presented turbidity higher than the maximum value allowed by legislation. The analyzed springs do not comply with the parameters established for human consumption in accordance with resolutions 357 and 396 and Ordinance No. 2,914.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisca Josilene Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2017). Atualmente estuda Letras-Inglês na Universidade Federal do Ceará (UFC) e é bolsista do programa CAPES de Residência Pedagógica. 

Máyra Xavier de Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Estudante de Engenharia Agronômica pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), estudante do Técnico em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), membro do Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento (TOPOGEO) e bolsista no programa PIBIC/CNPq no projeto Sistema de Monitoramento da Qualidade de Água no Maciço de Baturité. Atuou como bolsista no Programa de Monitoria (PBM) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) como monitora da disciplina de Geoprocessamento no período de 19 setembro de 2022 a 09 de fevereiro de 2023 . Atuou como bolsista no Programa de Tutoria Junior (PULSAR) no período de 24 de agosto de 2020 a 19 de abril de 2021. Atuou como bolsista no programa PIBIC/UNILAB no projeto Sensoriamento remoto aplicado a detecção espacial e temporal de áreas queimadas no Maciço de Baturité-Ceará no período de 10 de outubro de 2021 a 31 de setembro de 2022 e como bolsista no programa PIBIC/CNPq no projeto Sistema de Monitoramento da qualidade da água na comunidade rural de Piroás, Redenção-CE de 01 de abril de 2023 a 31 de outubro de 2023.

Paz Paulo António, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB ), mestrando em Engenharia Agrícola e Ambiental no programa de pós-graduação (PGEAAmb) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), técnico médio em Manutenção de Máquinas, pelo o Instituto Médio politécnico do Cazenga (IMPC). Atuou como bolsista no Programa de monitoria (PBM) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no período de 29 de maio de 2018 a 25 de abril de 2019 como monitor na disciplina de Matemática Aplicada a Agronomia no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Atuou como pesquisador do grupo Biovegetal no projeto intitulado ?Mudanças climáticas globais: as lagoas de estabilização de tratamento de esgotos como modelos para o entendimento do fitoplâncton em águas eutrofizadas durante dois anos e posteriormente como bolsista do programa PIBIC UNILAB/CNPq, no período de 10 de outubro de 2019 à 10 de outubto de 2020. Atuou como pesquisador no grupo Topogeo e como bolsista voluntário no programa de Extensão Arte e Cultura (PIBEAC/UNILAB) com o projeto intitulado Nascente é vida: mapeamento da qualidade da água na comunidade rural de Piroás, Redenção-CE. Atualmente atua como pesquisador do grupo Engenharia e Monitoramento de Biossistemas - EMBio. 

Fred Denilson Barbosa da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Engenheiro agrônomo com Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestrado pela Universidade Federal do Ceará. No Doutorado, desenvolveu pesquisas na área de Agroenergia e Nutrição de Plantas com a cultura do girassol. No Mestrado, trabalhou com a cultura da Carnaúba com ênfase no processo germinativo e produção de mudas com uso dos recursos locais. Na Graduação, realizou pesquisas com espécies nativas com potencial medicinal para agricultura familiar do semiárido. Atuou, após o Doutorado, na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais na área de nutrição de hortaliças e plantas medicinais em sistemas orgânicos de produção agrícola. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atualmente, desenvolve estratégias de produção no consórcio entre as culturas agrícolas, adaptação do cultivo das grandes culturas no sistema agroflorestal, na mitigação dos efeitos do déficit hídrico na produção vegetal e na tecnologia de sementes florestais e agrícolas.

Geocleber Gomes De Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi Editor Chefe -2020-2022 da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada e Bolsista de Produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) por 4 anos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse salino e hídrico, lâmina e frequência de irrigação, biofertilizantes, ambiência agrícola e nutrição mineral de plantas e adubação. Participa como membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coorienta no Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFC.

Rafaella da Silva Nogueira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Informação Espacial na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas Agrícolas de Base Agroecológica do CNPq e do Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento da UNILAB (TOPOGEO). Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Topografia e Agronomia atuando principalmente nas áreas de geoprocessamento, manejo e conservação do solo e da água, ecologia da paisagem, efeito do fogo no semiárido, tecnologias sociais e agricultura familiar.

Published

2023-01-09

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)