Mudas de tamarindeiro produzidas em substratos compostos por bagana de carnaúba e casca de arroz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0005

Palavras-chave:

Adubação orgânica, Leste maranhense, Tamarindus indica L.

Resumo

A busca por alternativas para cultivo de espécies frutíferas torna-se cada vez mais oportuno, a fim de reduzir custos utilizando materiais que forneçam condições nutricionais para seu crescimento. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a produção de mudas em substratos a base de bagana de carnaúba e casca de arroz em diferentes proporções. O experimento foi realizado em casa de vegetação, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 com controle de 70% de luminosidade. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC), contendo 6 repetições, distribuído em esquema fatorial 2x3, referente a dois substratos e três proporções 0%, 50% e 100% acrescidas de solo para os respectivos substratos, com 6 tratamentos, totalizando 180 mudas experimentais. Aos 60 dias foram analisadas as variáveis: número de folhas, altura da planta, diâmetro do caule, comprimento radicular, volume radicular, massa fresca da parte aérea e do sistema radicular, massa seca da parte aérea e do sistema radicular e índice de qualidade de Dickson. As médias foram comparadas pelo teste Tukey a nível de 5% de probabilidade. Os melhores resultados foram obtidos sob a testemunha e o uso da bagana de carnaúba em interação a proporção 50%. Sendo assim, a produção de mudas de tamarindeiro é viável tanto em solo quanto em substrato bagana de carnaúba sob a proporção 50%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessiane Maria da Silva Santos, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão, Curso Agronomia, atua na área de pesquisa em fitotecnia com ênfase em produção vegetal. 

Jéssica Maria de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão, atua na área de pesquisa, com ênfase em Floricultura e formulação de substratos para produção de mudas. 

Joseane Barbosa Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), atualmente bolsista do programa Foco Acadêmico. Foi monitora das disciplinas de Fisiologia Vegetal, Fertilidade do Solo, Economia e Administração Rural, Fruticultura e Fitopatologia Geral e Pós-colheita da produção agrícola. Possui experiência na área de agronomia, com ênfase em piscicultura e fitotecnia. É membro do grupo de pesquisa em Fitopatologia- GEPFITO da Universidade Federal do Maranhão.

Vanessa Reis Cardoso, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão(2019) e ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Ensino Deputado Alexandre Costa(2011). Tem experiência na área de Agronomia. 

Brenda Ellen Lima Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Técnica em agropecuária pelo Instituto Federal do Maranhão Campus Maracanã Graduanda na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, na Universidade Federal do Maranhão.

Paula Sara Teixeira de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na área de pesquisa em produção vegetal com foco em estudos de tecnologias para produção de mudas de frutíferas e ornamentais. É componente do Grupo de Pesquisa em Fruticultura no Maranhão - FRUTIMA. 

Janaiane Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus IV, Chapadinha-Ma.

Maria do Livramento da Silva Santos, Universidade Federal do Maranhão

Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em etnobotânica

Raissa Rachel Salustriano da Silva Matos, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bióloga pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009), Mestre em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012), com bolsa do CNPq, e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016), com bolsa da CAPES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, fisiologia das plantas cultivadas, propagação vegetal, manejo de culturas, nutrição mineral de plantas, adubação, atuando principalmente com fruticultura e floricultura.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Uso Sustentável da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)