O uso de indicadores ambientais na avaliação de unidades de conservação: o caso do Parque Estadual do Utinga em Belém/PA (PEUT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0010

Palavras-chave:

Parque Urbano, Sistema de Indicadores, Vulnerabilidade Ambiental

Resumo

O Parque Estadual do Utinga (PEUt) está inserido na Região Metropolitana de Belém (RMB), criado em 1993, o objetivo principal foi assegurar a vida útil dos lagos Bolonha e Água Preta responsáveis pelo abastecimento de água potável da capital. Nesse sentido, a construção de um sistema de indicadores ambientais para analisar a efetividade da gestão ambiental do parque urbano tornou-se uma ferramenta fundamental na compreensão das vulnerabilidades ambientais, identifcando os impactos das ações humanas da Unidade de Conservação de proteção integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Benedito Gemaque Souza, Universidade Federal do Pará

Geógrafo, formado pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Desenvolvimento em Áreas Amazônicas, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento da Amazônia, Doutorando em Ciências Ambientais. 

Amanda Souza Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), bacharel em meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2012). Possui interesse nos seguintes temas: Meteorologia Ambiental (recursos energéticos provenientes por fontes renováveis: radiação solar), micrometeorologia (caracterização das componentes de radiação solar em superfície para áreas urbanas). Durante o período do curso de mestrado, participou da implementação de uma plataforma micrometeorológica na região metropolitana do Rio de Janeiro e campanhas de radiossondagens durante o projeto MCity no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). 

Frank Bruno Baima de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2012) e Mestrado em Ciências com ênfase em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente, trabalha no cargo de gerencia do departamento de Monitoramento de Tempo e Clima da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (DIMEH), lotado na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Já trabalhou com Meteorologia Sinótica no Centro Capixaba de Monitoramento Hidrometeorológico (CCMH), onde desenvolveu atividades de monitoramento, previsão do tempo e avisos para tempestades severas para o estado do Espírito Santo. É autor e membro do Projeto Quali Ar Pará (primeiro projeto governamental de qualidade do ar da Região Norte do Brasil) e colaborador da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica (RPCH).

Ana Marcela Alves dos Santos, Universidade Federal do Pará

Acadêmica do segundo semestre de Tecnologia em Geoprocessamento pela Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) da Universidade Federal do Pará - Campus Ananindeua. Graduada em Bacharel e Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) da Universidade Federal do Pará- Campus Belém e Técnica de Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)- Campus Belém. Atualmente faz estágio no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Estado do Pará (CIMAM / SEMAS). Anteriormente foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PET) de geografia; estagiou no SIPAM/ CENSIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia/ Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) na Divisão de Sensoriamento Remoto (DIVSER). Participa do Grupo Geotecnologia Aplicada ao Estudo Integrado de Paisagem (GEOTEIP), da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) da Universidade Federal do Pará- Campus Ananindeua. Possui como área de interesse a geografia física, geomorfologia costeira, cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e geotecnologias. 

Giovana Pampolha de Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2015). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica

Downloads

Publicado

2020-02-21

Edição

Seção

Gestão de Unidades de Conservação