A vulnerabilidade natural e ambiental do município de Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.001.0004

Palavras-chave:

Vulnerabilidade natural, Vulnerabilidade ambiental, SIG, Município de Belém

Resumo

A expansão dos centros urbanos sem planejamento e a pouca consciência ecológica dos governos municipais têm colocado em risco a qualidade ambiental aos habitantes e áreas de preservação ambiental nesta parcela do território. Nessa perspectiva, o trabalho busca analisar a vulnerabilidade ambiental e a vulnerabilidade natural do município de Belém (PA), com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis pelas intervenções antrópicas e as potencialidades dos sistemas ambientais, baseada na abordagem da ecodinâmica dos ambientes. A metodologia utiliza os Sistemas de Informações Geográficas na elaboração e integração dos mapas temáticos de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal e uso do solo, tendo como produto final mapas de vulnerabilidade ambiental e natural do município. Com isso, constatou-se pontos de ocorrência de áreas com alto nível de vulnerabilidade nas ilhas fluviais, devido a ocorrência de desmoronamentos em suas margens. Porém, apesar de este processo erosivo ser um fator natural, sua incidência é intensificada nos locais onde a infraestrutura urbana é precária e pelo uso indevido das formas desse relevo. Como conclusões, mostrou-se os pontos focais de maior vulnerabilidade. Entretanto, cabe ao poder público em parceria com a comunidade acadêmica e a sociedade civil discutir e buscar medidas de prevenção a possíveis desastres ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luis Cardoso Serrão, Instituto Tecnológico Vale

Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV-DS). Graduado em Licenciatura Plena em Biologia, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Possui capacitação no Curso de Formação de Instrutor de Treinamentos, ministrando e elaborando treinamentos para instituições e turmas de capacitação. Atualmente é Professor AD-4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Têm experiência nas áreas de Meio Ambiente, Botânica e Ecologia, pelo Museu Paraense Emílio Göeldi, com ênfase em Canga Hematítica de Carajás-PA (Amazônia/Brasil) e Ecossistemas Costeiros Amazônicos.

Leoni de Souza Belato, Instituto Tecnológico Vale

Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA). Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Programa Profissional de Pós Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais em Regiões Tropicais no Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), na linha de pesquisa socioeconomia e sustentabilidade. É graduado em Engenharia ambiental pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Pós Graduação em Engenharia de segurança do trabalho - Wyden/Faci. Tem experiência com pesquisa em comunidades em áreas remotas e de influência de grandes projetos industriais e de infraestrutura, além de desenho e coleta de pesquisas tipo survey (construção, organização e processamento de banco de dados, análise estatística), sensoriamento remoto e geoprocessamento. Bolsista Capes; Membro do grupo de pesquisa em socioeconômica e sustentabilidade do ITV-DS. Estudou Mandarim (intercâmbio) na Central China Normal University na cidade de Wuhan - China (2013-2014); e Engenharia ambiental (graduação sanduiche) na Wuhan Unirvesity of Geosciences (2014-2015) - pelo programa Ciências sem fronteiras.

Rafael Pompeu Dias, Instituto Tecnológico Vale

Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais) no Instituto Tecnológico Vale - ITV. Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento na grande Área de Geotecnologias. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará - FGC/UFPA. Graduado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Possui curso técnico profissionalizante em Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal do Pará - IFPA. Atualmente é bolsista DTI-B, no Instituto Tecnológico Vale, no projeto: "Análises cartográficas dos Territórios Adjacentes ao Complexo Mínero-Logístico de Carajás". Tem experiência em Geografia e Cartografia aplicada, nas áreas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, fotogrametria, geodésia, análise espacial e ambiental, atuando nas áreas de moradia, bacias hidrográficas urbanas e rurais, mineração, meio ambiente, socioeconomia, vulnerabilidade de comunidades e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente