Uso de elastômero fluorescente visível para monitorar Chironius flavolineatus (Serpentes: Colubridae) na Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.004.0006Palavras-chave:
Ecologia de População, técnica de marcação, polímero, serpentes neotropicaisResumo
Estudos de monitoramento de populações animais por captura-marcação-recaptura requerem métodos confiáveis de marcação, principalmente para obter dados sobre tamanho e crescimento populacional, bem como sobre movimentação e deslocamento individual a longo prazo. De maio de 2019 a abril de 2021, marcamos 111 indivíduos de Chironius flavolineatus de uma população encontrada na Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As marcações foram feitas utilizando quatro cores do implante visível de elastômero (VIE), obtendo-se um total de 40 recapturas que variaram de três dias a 696 dias após a marcação e liberação. Analisamos a eficiência e persistência dos polímeros coloridos e nossos achados indicam que o uso de VIE é um método eficaz para marcação de cobras arbóreas em estudos de curto e longo prazo. Todas as cores funcionaram com sucesso; no entanto, o polímero de cor verde precisa ser usado com cautela em estudos de longo prazo. Devido à consistência na recaptura das serpentes e ao longo período de recaptura registrado durante a pesquisa, o uso do elastômero fluorescente de implante visível é recomendado para futuros estudos sobre a ecologia de populações de serpentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.