Ciclovias e ciclofaixas na redução dos problemas do trânsito e alternativa sustentável de mobilidade urbana: estudo de caso na cidade de Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0008

Palavras-chave:

Mobilidade, Ciclovia, Ciclofaixas, Ganhos

Resumo

Atualmente a mobilidade urbana é pensada como um sistema amplo e integrado, onde os modos de transporte não motorizados vêm ganhando espaço. Os índices de investimentos em ciclovias e ciclofaixas, aumentaram tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Na Amazônia, ainda se observa um tímido crescimento de ciclofaixas e ciclovias, porém a pressão pública, dos órgãos de controle e da mídia estão ajudando a expandir essa rede de transporte. Em Macapá, apesar de estar contido como uma normativa do plano diretor municipal de 2004, somente nos últimos anos houve ações concretas para a expansão das ciclovias/ciclofaixas. Nesse sentido, esse artigo apresenta uma breve revisão sobre o tema ciclovias e ciclofaixas, apontando sua importância no sistema de mobilidade urbana das grandes cidades e seus efeitos na saúde das pessoas juntamente com as contribuições para o meio ambiente. Os critérios para seleção das literaturas foram: artigos publicados nos últimos 15 anos (2007-2022) em periódicos Nacionais e  Internacionais, ao todo foram selecionados 20 artigos nos idiomas português e inglês. Os resultados mostram que a cidade de Macapá é a antepenúltima capital do Brasil em número de km de ciclovias por habitante, verificou-se também que existem cerca de 20 km de ciclovias na cidade, mas que novos projetos precisam ser implementados e finalizados para a interligação dessas redes para melhorar e facilitar o deslocamento. Espera-se que esse trabalho seja continuado para a discussão dessa temática tão importante para as cidades brasileiras, pois além dos ganhos de saúde, existem também os ganhos de mobilidade e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Dias do Rêgo, Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia(2006). Atualmente é DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES da SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES DO AMAPÁ. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente