Conexão com a natureza em jovens antes e durante da pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0009

Palavras-chave:

Natureza, Jovens, Pandemia, Isolamento social

Resumo

Para a construção de sociedades mais sustentáveis é necessário que a população adote condutas que promovam o cuidado com os ambientes naturais. Além das ações de educação ambiental, é preciso aproximar afetivamente as pessoas dos ambientes verdes e fortalecer a sua conexão com a natureza. A Conexão com a Natureza (CN) se refere à relação afetiva que as pessoas possuem com ambientes naturais. Vários fatores contribuem para a percepção de CN e podem se alterar dependendo do contexto vivido. Esse estudo investigou a percepção dos níveis de conexão com a natureza antes e durante a pandemia de Covid-19 entre 79 estudantes do ensino médio em Manaus-AM.  O estudo se deu a partir de um questionário presencial (antes) e um questionário virtual (durante a pandemia) contendo perguntas abertas e escalas sociais que medem a CN (INS e NR-6). Os resultados apontaram diferentes entendimentos sobre natureza e CN, porém esses entendimentos não estão implicados entre si.  Os níveis de CN medidos pela NR-6 antes do período de isolamento social foram significativamente diferentes para as categorias de entendimento de natureza. Observou-se ainda diferenças significativas entre entendimentos de CN e percepção de níveis de INS de antes e durante a pandemia. O que demonstra que o isolamento social teve efeitos na relação dos jovens com os ambientes naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damaris Teixeira Paz, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2014), mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2017) e doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Atualmente é professora de ciências na Secretaria de Estadual de Educação do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, mudanças climáticas, floresta amazônica, conexão com a natureza, cuidado ambiental e juventude.

Renata Vilar de Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência como professora de Ciências - Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas, e também: na área de Ecologia, Educação Ambiental e Psicologia Ambiental. Tem experiência com trabalhos de mobilização em Organizações Não-governamentais com ênfase em educação sócio-ambiental. 

Genoveva Chagas de Azevedo, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Pedagogia/ Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atua como Tecnologista Sênior no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação de professores, avaliação, organização de grupos sociais (adolescente, jovens e adultos), na investigação de processos psicossociais e cognitivos envolvidos na compreensão do comportamento socioambiental da relação pessoa-ambiente.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Ecologia Humana - Michigan State University (1986) e doutorado em Antropologia Social - Brunel University of London (1999). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Também atua como professora membro permanente do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental na Amazônia (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Amazonas. Atua nas áreas de Psicologia Social do Ambiente, Educação Ambiental e Antropologia Social. 

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente