Conexão com a natureza em jovens antes e durante da pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0009Palavras-chave:
Natureza, Jovens, Pandemia, Isolamento socialResumo
Para a construção de sociedades mais sustentáveis é necessário que a população adote condutas que promovam o cuidado com os ambientes naturais. Além das ações de educação ambiental, é preciso aproximar afetivamente as pessoas dos ambientes verdes e fortalecer a sua conexão com a natureza. A Conexão com a Natureza (CN) se refere à relação afetiva que as pessoas possuem com ambientes naturais. Vários fatores contribuem para a percepção de CN e podem se alterar dependendo do contexto vivido. Esse estudo investigou a percepção dos níveis de conexão com a natureza antes e durante a pandemia de Covid-19 entre 79 estudantes do ensino médio em Manaus-AM. O estudo se deu a partir de um questionário presencial (antes) e um questionário virtual (durante a pandemia) contendo perguntas abertas e escalas sociais que medem a CN (INS e NR-6). Os resultados apontaram diferentes entendimentos sobre natureza e CN, porém esses entendimentos não estão implicados entre si. Os níveis de CN medidos pela NR-6 antes do período de isolamento social foram significativamente diferentes para as categorias de entendimento de natureza. Observou-se ainda diferenças significativas entre entendimentos de CN e percepção de níveis de INS de antes e durante a pandemia. O que demonstra que o isolamento social teve efeitos na relação dos jovens com os ambientes naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.