Estudo in silico das sequências gênicas de Aeromonas piscicola e Aeromonas hidrophila

Autores

  • Universidade Federal de Pernambuco
  • Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2237-9290.2012.002.0002

Palavras-chave:

Bioinformática, In silico, Peixe

Resumo

Estudos in silício são aqueles realizados sem interferência humana na resolução dos dados, para avaliar o grau de compatibilidade entre diferentes genes e, assim, melhorar os métodos e técnicas em diversas áreas das ciências biológicas. O gênero Aeromonas é primariamente autóctone do ambiente aquático. São bacilos gram-negativos, com flagelo polar e anaeróbio facultativos. Os seres humanos adquirem A. hydrophila por meio de água ou alimentos contaminados. No Brasil, grande parte do pescado produzido é comercializado in natura após abate artesanal sem um processamento adequado. Dentre eles, destacam-se as espécies Aeromonas piscicola e o Aeromonas hidrophila. Este trabalho objetivou obter, através de ferramentas online de bioinformática, genes com diferentes graus de compatibilidade com as duas bactérias analisadas. Os passos metodológicos incluíram o uso de ferramentas disponíveis online, tais como: NCBI, CAP3, ORF, BLAST e PRIMER3. Os resultados para a A. piscicola indicaram compatibilidade com genes das espécies A. bestiarum (99%) e A. salmonicida (95%), enquanto para a A. hidrophila indicaram compatibilidade com bactérias como a Edwardsella tarda (84%); Aeromonas sobria (92%); Aeromonas salmonicida (94%); Aeromonas trota (95%). Desta forma, o trabalho in silico mostrou-se útil como uma ferramenta rápida, prática e objetiva para a identificação de genes e definição das relações taxonômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Bacharelado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Especialização em Microbiologia pela Faculdade Frassinetti do Recife; Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e, atualmente, é doutorando em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Trabalha no campo da biotecnologia, com ênfase nos processos bioquímicos, fisiológicos e microbiológicos. Atua com os seguintes temas: purificação e caracterização de proteínas; fisiologia digestiva; sanidade de organismos aquáticos; epidemiologia de doenças neotropicais; biologia de gene de microrganismos; ensino de biologia.

, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Fracinete do Recife - FAFIRE (1999). Mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2004).Doutorado em Ciências Biológicas (Área de aplicação -Biologia Molecular e Celular) pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2008). Pós-doutorado pelo Departamento de Bioquímica e Fisiologia da UFPE( 2012). Professora de Biologia na Autarquia Educacional da Mata Sul (EAMASUL); Professora da Faculdade São Miguel; Professora do curso de especialização em Diagnostico Molecular, oferecido pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) . Tem experiência nas área de Genética, Microbiologia, Micologia ,Fitopatologia e Bioquímica.

Downloads

Publicado

2013-04-22