Diagnóstico das condições de balneabilidade da praia do Beira Rio no município de Porto Nacional, Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.003.0008

Palavras-chave:

Balneability, Qualidade da água, Praia da Beira Rio

Resumo

O Rio Tocantins possui grandes recursos hídricos e tem sido muito procurado para a atividade recreativa, sendo destaque pelas belas praias que se formam em sua extensão. É importante lembrar que as atividades de recreação e lazer de contato primário possuem um critério específico de segurança sanitária para fins de balneabilidade. Este estudo avaliou a qualidade da água da Praia Beira Rio em Porto Nacional - Tocantins. As análises microbiológicas foram realizadas utilizando-se os indicadores do grupo coliforme total e Escherichia coli (E. coli). Os resultados do monitoramento foram verificados com os parâmetros estabelecidos para fins de balneabilidade definidos pela Resolução CONAMA nº 274/00. A técnica de Colilert foi usada para detecções e identificações confirmatórias de coliformes totais e E. coli. Foram comprovadas baixas concentrações de E. coli, o que permitiu a classificação final na categoria 'excelente', de acordo com a Resolução CONAMA nº 274/00. Portanto, as águas da Praia do Beira Rio, no período de análise e coleta de amostras, com base no indicador de bactérias do grupo E. coli, se encontraram dentro dos padrões aceitos para balneabilidade (recreação de contato primário).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Victor Ferreira de Souza, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica.

Ângelo Ricardo Balduino, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

ANGELO RICARDO BALDUINO, doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Tocantins, atuo como Professor Titular e pesquisador do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC em Porto Nacional. Atuo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional como pesquisador e responsável técnico do laboratório de química no Complexo Laboratorial Expedito José de Sá Parente. Sou membro dos grupos de pesquisa G-IMPACTO (Inovação, Meio Ambiente e Pesquisa Agropecuária no Cerrado Tocantinense - Campus Dianópolis) e Ciências Ambientais e Educação (Campus Porto Nacional). Dedica-se ao campo de estudos e investigações sobre Ciências Ambientais. Desde 1998 trabalha como Docente e entre os anos de 1998 a 2007 exerceu a docência nas redes pública e privada da Educação Básica e à partir de 2007 exerce a docência em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Engenharia de Recursos Hídricos