Análise de swot do setor florestal na região serrana do estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.002.0009

Palavras-chave:

Análise de mercado, economia florestal, Pinus

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a análise do setor florestal na Serra Catarinense, através da ferramenta SWOT. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário semiestruturado de avaliação para a obtenção das opiniões dos entrevistados acerca de questões relevantes que refletem os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças ao setor florestal na região da serra catarinense. Foram entrevistas 6 pessoas diretamente ligadas ao setor florestal na região da serra catarinense, representando os setores público (órgãos ambientais), privado (empresas florestais) e acadêmico (universidades). O principal ponto forte da região é ‘a elevada produtividade do pinus’; o principal ponto fraco apontado foi ‘a liquidez do investimento a longo prazo’; a mais importante oportunidade foi ‘o aumento de preço da madeira’; a principal ameaça foi ‘a troca de áreas de plantio florestal para culturas anuais ou para criação de gado’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Gabriela Cardoso de Aquino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas na Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente, bolsista FAPESC com o projeto de pesquisa sobre Indcadores Ecológicos em Áreas Degradadas.

Jaiton Jaime das Neves Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente mestrando em Engenharia Florestal com ênfase em Melhoramento Florestal e Produção de Mudas Florestais e membro do colegiado como representante estudantil da Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gelso Pacheco Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é analista ambiental da Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal 

Philipe Ricardo Casemiro Soares, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia e Gestão Florestal. 

Downloads

Publicado

2020-05-19

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais