Identificação dos impactos ambientais causados pela indústria cimenteira no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.002.0006Palavras-chave:
Indústria cimenteira, Impactos ambientais, Sustentabilidade, Meio ambiente, BrasilResumo
A descoberta do cimento foi imprescindível para a sociedade, sendo a grande responsável pelo desenvolvimento da humanidade. Segundo dados da Fundação João Pinheiro (2019), o déficit habitacional brasileiro é de 5,876 milhões de moradias. Desse modo, para mudança deste cenário, se faz necessário a implantação de indústrias cimenteiras e a utilização do cimento devido sua aplicação econômica na construção de moradias. No entanto, em razão dos processos de produção do cimento, a indústria cimenteira é vista como uma das atividades industriais mais impactantes em termos ambientais e sociais, gerando uma série de impactos ambientais. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar o processo produtivo da indústria cimenteira no Brasil, identificando os impactos ambientais que ocorrem nas várias fases produtivas do cimento, desde a extração de matérias-primas, passando pela clinquerização até a produção final do cimento. Embora as indústrias cimenteiras brasileiras estejam cada vez mais buscando soluções sustentáveis, com a aplicação de técnicas e equipamentos que geram menos complicações nas localidades em que estão inseridas, ainda há registros de danos ambientais gerados pelas fábricas que impactam não só à saúde das comunidades que vivem próximo a elas, como também ao meio ambiente, no qual apresenta degradação do solo e contaminação da água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.