Automação das estações de tratamento de água: um estudo técnico-econômico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0004Palavras-chave:
Água bruta, Eficiência de tratamento, Viabilidade econômica, Indicadores financeirosResumo
As previsões alarmantes do crescimento populacional fazem com que se desenvolvam novas tecnologias e/ou métodos para suprir a crescente demanda por água em áreas urbanas. Desta maneira, diferentes formas e níveis tecnológicos estão disponíveis para realizar o processo de tratamento de água visando o abastecimento público, com a finalidade de melhorar a eficiência, porém com um menor custo de operação e manutenção. Para isso, uma opção seria a otimização dos processos de tratamento de água por meio da instrumentação, controle e a automação das estações de tratamento de água (ETAs). Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de tratamento e a viabilidade técnica e econômica de automação de uma estação de tratamento de água, comparada com estações de tratamento convencionais. Para isso, foram selecionadas quatro estações com características similares (vazão, característica da água bruta e projeto da estação) e avaliadas quanto aos custos de implantação, operação, valor presente líquido e payback em diferentes cenários (Companhia Estatal e Privada). Como resultado, a ETA 2 (com sistema de automação), apresentou resultado similar a ETA 1 (sem sistema de automação) e foi consideravelmente superior a outras ETAs (sem sistema de automação) de vazões similares. O uso de sistema de automação da estação de tratamento é capaz de gerar uma economia 80,00%. Os dois cenários demonstraram um valor presente líquido positivo. Os indicadores de payback demonstram que o valor do investimento com a aquisição e instalação do equipamento pode ser recuperado em aproximadamente 4 anos na estatal e 7 anos na companhia privada. No geral, este estudo fornece insights que contribuem intrinsecamente para a aplicação de sistemas de automação em sistemas de tratamento de água, demonstrando eficiência e viabilidade técnico-econômica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.