Governança ambiental na mineração de ouro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0009

Palavras-chave:

Governança ambiental, Mineração de ouro, Gestão da produção

Resumo

Em atenção aos mecanismos oficiais que estabelecem normas para o uso dos recursos naturais e para a gestão de resíduos, as questões ambientais vêm ganhando destaque nas organizações produtivas. Os fenômenos naturais atípicos são decorrentes, predominantemente, do uso descontrolado dos recursos naturais em favor do crescimento econômico. Mediante os desafios que envolvem as questões ambientais, o tema governança ambiental vem crescendo e ganhando espaço, tornando-se objeto de estudos acadêmicos e científicos. A governança ambiental pode ser entendida como uma estratégia inovadora que tem como princípio a ação, a intervenção e o controle de todos os fatores que implicam em transformações no meio ambiente, objetivando o exercício da sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Este trabalho faz uma análise de como é fundamentada a governança ambiental em uma empresa de grande porte, sendo o seu principal objetivo investigar e analisar a situação referente à gestão ambiental realizada pela empresa como contribuição para os estudos sobre governança ambiental. No aspecto metodológico, a pesquisa foi caracterizada como pesquisa aplicada por sua forma da abordagem, como pesquisa qualitativa por seus objetivos e como pesquisa exploratória por seus procedimentos técnicos dos quais se destacou a coleta de informações por meio de um questionário semiestruturado que foi aplicado em 10% do total dos trabalhadores da empresa. O principal resultado encontrado foi uma fragilidade grande no domínio dos fatores que constituem o conceito e os mecanismos de gestão da parte de alguns gestores, fato que tem reflexo negativo no grupo de trabalhadores abordados na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleicia Miranda Paulino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Formação em Agronomia pela UFV (2000) e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universo (2006). Doutorado e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008 e 2003, respectivamente). Desde 2011 é professora/pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais ? Unidade João Monlevade. Nesta mesma instituição exerceu os seguintes cargos: Chefe de Departamento entre nov./2016 e dez./2017; Diretora em Exercício entre maio/2016 e out./2016; Vice-Diretora entre junho/2013 e abril/2016; Coordenadora do curso de Eng. de Minas entre fev./2012 e maio/2013. Foi profa da Fundação Comunitária Educacional de João Monlevade - Funcec (2012) e da Univ. Presidente Antônio Carlos - Unipac (2008-2009). Desenvolve pesquisas em tecnologias ambientais voltadas para o aproveitamento de resíduos na agropecuária e indústria, sendo vice-líder de grupo de pesquisa do CNPq nesta área. Atuou como Fiscal Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), exercendo atividades relacionadas à Gestão da Qualidade e Certificação de produtos agropecuários e da agroindústria.

Karen Núbia Rosa Fonseca, Centro Universitário Senac

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui curso-técnico-profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Curso Nobre(2014) e ensino-médio segundo grau pela Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro(2012).

Robson Pereira de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Economista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) com atuação em campos de estudo como análise de indicadores econômicos e sociais, gestão de iniciativas sociais, gestão da produção, inovações sociais e tecnológicas, empreendedorismo, gestão de resíduos. Atuação como pesquisador no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social e no Laboratório de Trabalho e Formação, ambos da COPPE-UFRJ. Professor titular da disciplina Gestão e Inovação Produtiva dos cursos de Engenharia da Unidade João Monlevade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Editor chefe do periódico Revista Engenharia de Interesse Social. Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT) da UEMG.

Jéssica Dayane Rosa Soares, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em engenharia ambiental pela universidade do estado de minas gerais; possui ensino médio segundo grau pela escola estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (2009). Atualmente é gerente da cash seguros LTDA.

Alan Rodrigues Teixeira Machado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Química e mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Ciências (Química) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Ensino Superior e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEMG/ Unidade Frutal. 

Downloads

Publicado

2023-06-19