Análise in silico das sequências gênicas de leishmania chagasi, um auxílio ao diagnóstico molecular

Autores/as

  • Maria Flávia Karoline dos Santos Garcia Universidade Federal de Pernambuco
  • Priscila Soares da Silva Fundação de Ensino Superior de Olinda
  • Meiriana Xavier Vila Nova Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2015.001.0004

Palabras clave:

Leishmania chagasi, Leishmania Chagasi, Bioinformática, In Silico, Biologia Molecular

Resumen

O estudo in silico é um método aplicado por meio de análise de dados em uma determinada espécie ou gênero, um auxílio ao diagnóstico, pois auxilia o conhecimento através de análise molecular. Aplicado na resolução dos dados, para avaliar o grau de compatibilidade entre diferentes genes e, assim, melhorar os métodos e técnicas em diversas áreas das ciências biológicas. Leishmania chagasi, um parasita protozoário pertencente à família Trypanosomatidae Doflein, apresenta uma longa história de publicações científicas a respeito de sua manifestação clínica e da imunopatologia da doença. Diante de sua enorme variedade clínica e patológica, essa espécie pode se encontrar com aproximações genéticas em vários outros genes e espécies, nesse caso o estudo in silico auxilia essas informações em relação as suas sequências gênicas. Objetivamos no presente trabalho a aplicação do estudo in silico por meio da bioinformática auxiliando um diagnóstico molecular da espécie Leishmania chagasi. Para aplicação metodológica incluíram o uso de ferramentas disponíveis online, tais como: NCBI, CAP3, ORF, BLAST. Os resultados comprovaram as aproximações das sequências com Leishmania chagasi com L. major, L. donavanni e L. infantum. Comprovamos que o trabalho in silico mostrou-se útil como uma ferramenta rápida, prática e objetiva para a identificação de genes e definição das relações para comprovação das aproximações genéticas entre as espécies.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Flávia Karoline dos Santos Garcia, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade ASCES- Caruaru-PE (2013). Habilitação em Banco de Sangue (2013), Especialista em Diagnóstico Molecular pela Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS- IMIP- Recife- PE (2014), Mestrado em Ciência Biológicas- UFPE (2015). Atualmente, é discente no Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (Nível Doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e estuda o desenvolvimento de Biossensores com aplicações diagnósticas.

Priscila Soares da Silva, Fundação de Ensino Superior de Olinda

Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pelo Fundação de Ensino Superior de Olinda (2012).

Meiriana Xavier Vila Nova, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Fracinete do Recife - FAFIRE (1999). Mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2004).Doutorado em Ciências Biológicas (Área de aplicação -Biologia Molecular e Celular) pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2008). Pós-doutorado pelo Departamento de Bioquímica e Fisiologia da UFPE( 2012). Foi Professora de Biologia na Autarquia Educacional da Mata Sul (EAMASUL- FAMASUL);onde coordenou o PROUPE -Programa Universidade Para Todos na área de Licenciatura em Matemática, atualmente Professora da Faculdade São Miguel e Professora do curso de especialização em Diagnostico Molecular, oferecido pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) . Tem experiência nas área de pesquisa em Genética, Microbiologia, Micologi e Fitopatologia. Tem experiencias de ensino superior nas área Biologia, Genética, Microbiologia, Patologia, Fisiologia Humana,Bioestatística e Bioquímica.

Publicado

2015-09-30