Influência da densidade na velocidade de propagação da onda em sete espécies de madeira tropicais

Autores/as

  • Rejane Costa Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiane Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2237-9290.2013.001.0001

Palabras clave:

Tomógrafo Acústico, Velocidade de Propagação, Densidade Aparente da Madeira

Resumen

A tomografia acústica aplicada em peças de madeiras permite que seja determinada sua seção transversal por meio do princípio físico de emissão e de percurso de ondas acústicas. No entanto os valores da velocidade de propagação sofrem influência de alguns fatores, dentre eles, a densidade da madeira. Foram avaliadas sete espécies de madeiras tropicais por meio do equipamento tomógrafo acústico Fakopp 3D. Toda a metodologia destrutiva experimental seguiu as prescrições da NBR 7190/97, tendo sido realizados os ensaios de densidade e teor de umidade. O trabalho tem como objetivo analisar a influência da densidade aparente na velocidade de propagação de onda em sete espécies de madeiras tropicais, com densidade variando de 650 a 1150 Kg.m-³. Como resultado foi verificado que os valores de velocidade de propagação da onda nas madeiras diferenciaram-se entre si. Isto foi verificado pelo teste de Tukey a 95% de probabilidade. Os maiores valores foram encontrados para a madeira de garapa e os menores valores para a madeira de muiracatiara. O coeficiente de determinação entre a velocidade de propagação da onda e a densidade aparente dos corpos-de-prova foi 58%.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rejane Costa Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Início em 2006/2- Término em 2010/2). Mestrado em Engenharia de Estruturas pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (Início em 2011/1- Término em 2012/2). Atualmente é doutoranda nesta mesma instituição. Especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Início em 2012/1- Término em 2013/2). Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-árido, Campus Mossoró, na área de Anatomia e Propriedades da Madeira; Recursos Energéticos Florestais; Estrutura de Madeira. Áreas de atuação: Ensaios Não Destrutivos, Engenharia de Estruturas, Anatomia da madeira, Tecnologia da madeira, Design de móveis e Sustentabilidade.

Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) (1977), Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC-USP (1989) e Pós-doutorado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal (2011). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua nos cursos de Especialização em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Pós-graduação a nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, nos cursos de: Engenharia de estruturas (Escola de Engenharia-UFMG), Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de Arquitetura-UFMG), Engenharia de Materiais de Construção (Escola de Engenharia-UFMG) e Ciência e Tecnologia da Madeira (Universidade Federal de Lavras). Membro de diversas comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Revisor de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa com cooperação nacional e internacional. É coordenador do CPAM3 Centro de Pesquisa Avançada em Madeiras, Móveis e Materiais do Departamento e Engenharia de Estruturas (EE-UFMG). Participa do Centro de Pesquisa de Materiais Sustentáveis (UFMG). Consultor na área de Engenharia da Madeira e de Experimentação em estruturas. Atua nas seguintes áreas da Engenharia: Estruturas de madeiras e madeira laminada colada, Análise experimental de estruturas, Avaliação estrutural de móveis, Compostos de madeira e outros materiais, Ensaios não destrutivos em madeira, Estruturas de madeira em situação de incêndio.

Publicado

2014-01-07