Evolução temporal do processo de assoreamento da bacia do Parque Cesamar em Palmas/TO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.003.0006

Palabras clave:

Erosão, Assoreamento, Geoprocessamento

Resumen

Com o constante crescimento do processo de ocupação dos espaços geográficos, a superfície terrestre vem sofrendo imensas transformações que superam sua capacidade de se reestabelecer, assim, interferindo na intensidade e frequência em que ocorrem seus processos naturais. Entre os quais se destaca os processos erosivos, que devido a incrementação da ação antrópica vem acelerando seu surgimento, principalmente, no espaço urbano com as alterações nas características naturais de drenagem, assim como sua ausência e a impermeabilização do solo que trazem consigo sérias consequências ambientais como a degradação do solo e dos recursos hídricos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a evolução temporal do processo de assoreamento devido a ocorrência de erosões no entorno da bacia do Parque Cesamar em Palmas/TO e demonstrar os tipos de erosões atuantes na região. Além de propor novas medidas corretivas e preventivas. A metodologia aplicada a este projeto de pesquisa será o levantamento de dados bibliográficos como base cientifica para a análise temporal do avanço do assoreamento do lago até o ano de 2020 com o auxílio das ferramentas de geoprocessamento, que por meio de imagens de satélite será identificado o período em que o processo erosivo se instalou e o surgimento do assoreamento, anualmente, até 2020. Depois da conclusão do trabalho, espera-se demonstrar a influência que o processo de urbanização causa na formação de erosões em especial na bacia do Parque Cesamar e mostrar a necessidade de elaborar um plano de contingência que auxilie no controle dos danos ambientais que as erosões trazem consigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Henrique Araújo Marinho Souza, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil - ITPAC Porto Nacional (2020). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil

Diogo Pedreira Lima, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2004). Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento aplicado em planejamento urbano e rural, Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia Ambiental voltado para recursos hídricos e saneamento. Possui 16 anos de experiência na área de Sistema de Gestão Integrada, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Saneamento, Mineração e Indústrias. É professor do curso de Engenharia Civil, Agronomia e Arquitetura na FAPAC/ITPAC Porto Nacional, professor substituto do curso técnico em meio ambiente no IFTO e perito da Vara do Trabalho de Guaraí - TO. Realizou relatório técnico ambiental, inspeção e autorização ambiental na prefeitura de Anápolis GO. Trabalhou na Oreades Núcleo de Geoprocessamento, Cecrisa Revestimento Cerâmicos e Portinari com recuperação e monitoramento de áreas degradadas, gestão de contratos, laudos técnicos. Implantou, realizou treinamentos de implantação e recertificação da ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, sendo auditor líder interno na Cecrisa revestimento cerâmicos e Odebrecht Ambiental – Saneatins. Desenvolveu trabalhos técnicos, artigos e orientou alunos de TCC com foco nos seguintes temas: gestão de resíduos, efluentes, análises de produtos químicos, reutilização de resíduos, energia solar, planos de ações emergenciais, projetos hidrológicos e de saneamento. Possui CNH categoria B com disponibilidade para viagens.

Publicado

2020-08-12

Número

Sección

Engenharia de Recursos Hídricos