Análise bibliométrica do estudo da variável evapotranspiração em sistemas de wetlands construídos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2024.001.0001

Palabras clave:

Tratamento de Efluentes, Wetlands Construídos, Evapotranspiração

Resumen

Este estudo realiza uma análise bibliométrica abordando a variável Evapotranspiração (ET) em sistemas de Wetlands Construídos (WC). Foram analisados 145 artigos das bases de dados Scopus e Science Direct, abrangendo o período de 2013 a 2023. O objetivo foi avaliar a presença de estudos sobre ET nesses sistemas. Utilizou-se o programa VOSviewer para a análise bibliométrica. Os resultados revelaram uma escassez de estudos dedicados à ET, apesar de sua importância no balanço hídrico e na eficiência dos sistemas. Observou-se um aumento no número de publicações recentes, indicando um crescente interesse científico nesta área. No entanto, a precisão na medição da ET ainda é uma questão desafiadora, o que pode afetar a eficácia dos sistemas de tratamento. Conclui-se que a evapotranspiração continua sendo subestimada por muitos pesquisadores, apesar de sua relevância. Espera-se que este estudo estimule uma maior atenção e investigação sobre a ET em futuras pesquisas, visando aprimorar a eficiência dos sistemas de Wetlands Construídos no tratamento de efluentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdemir Fonseca da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2019), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2021). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, trabalhou com análise de eficiência em ETEs, atuando também em projetos de Georreferenciamento e Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), também desenvolveu projetos na área de Química ambiental, atuando em laboratório. Atualmente é bolsista de pesquisa CAPES no programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental UFSM, desenvolvendo estudos para remoção de antibióticos em Wetlands construídos.

Rutinéia Tassi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vinculada ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 2009, e foi professora por 4 anos e meio na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). É formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e possui mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS), tendo trabalhado também para a iniciativa privada. Ao longo da carreira vem trabalhando com pesquisas relacionadas às águas pluviais, incluindo sistemas de drenagem pluvial, uso de técnicas compensatórias, soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde (telhados verdes, biorretenções, reservatórios, pavimentos permeáveis, etc), planos diretores de drenagem pluvial, modelagem hidrológica e hidrodinâmica, além de monitoramento. Tem experiência em geoprocessamento, gestão de recursos hídricos, ecohidrologia, terras úmidas (wetlands), É professora docente permanente do Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb) na UFSM, orientando nos níveis de mestrado e doutorado. Foi coordenadora do PPGEC, participou de Núcleo Docente Estruturante de Curso, além de diferentes órgãos colegiados da UFSM.

Delmira Beatriz Wolff, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina, apostilado ambiental, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina , doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, sanduíche com o INSA/Toulouse-França (2005) e Pós doutorado junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental desta instituição (2006). Foi professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental Universidade Franciscana, onde também atuou como membro do corpo editorial da Revista Disciplinarum Scientia. Atualmente é professora Associada 3 da Universidade Federal de Santa Maria RS, Departamento de Engenharia sanitária e Ambiental, onde atuou como chefe substituta (2018 a 2019), participa dos programas de Pós Graduação em Engenharia Civil onde atuou também como coordenadora substituta, e também do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental/UFSM.Atuou como presidente do NDE _ núcleo docente estruturante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental/UFSM. Atua como avaliadora de trabalhos científicos para eventos na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, bem como atua como revisora de periódicos internacionais e nacionais. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: reatores de biofilme, lodo ativado, reatores híbridos, wetlands construídos, nitrificação e redução de fármacos.

Publicado

2024-04-20