Diversidade de moscas-das-frutas (diptera: tephritidae) em uma reserva particular do patrimônio natural do domínio mata atlântica próxima à fronteira Brasil-Paraguai

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0004

Palabras clave:

Biodiversidade, Moscas frugívoras, Unidade de conservação

Resumen

 A escassez de estudos sobre ecologia de Tephritidae em Unidades de Conservação (UCs) ressalta a importância de conhecer a diversidade e padrões populacionais das espécies de moscas-das-frutas. Assim, objetivou-se realizar um levantamento das espécies de moscas-das-frutas existentes na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) FAFI, Itamarati II, Ponta Porã – MS, com a finalidade de fornecer conhecimento de populações que possam ser utilizadas como fonte de dados no desenvolvimento de planos de manejo e monitoramento futuros. As coletas foram realizadas de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. Um conjunto de 12 armadilhas, modelo McPhail, foram utilizadas e três tipos de iscas alimentares (BioAnastrepha®) à base de (proteína hidrolisada de milho) com 250 ml de atrativo alimentar, (Ceratrap®) a 5% vol. e (Suco de goiaba) a 100% com amostragens mensais. As armadilhas foram alocadas a aproximadamente 250m de distância umas das outras, em árvores, a 1,70 m do nível do solo, nas quatro principais trilhas, partindo da zona de amortecimento para o interior da UC. No total foram instaladas 12 armadilhas, sendo 3 armadilhas por 4 trilhas, as armadilhas permaneceram fixas nos pontos alocados nas 4 trilhas por um período de um ano. Após uma semana, em campo as armadilhas foram retiradas e as moscas-das-frutas foram triadas, quantificadas ♂ e ♀, identificadas as espécies e armazenadas em etanol 90%. Ocorreram 17 espécies de Anastrepha, sendo A. obliqua, A. fraterculus, A. sororcula e A. striata as espécies predominantes (mais abundantes e frequentes) durante o período experimental. A. obliqua teve seu pico no mês de dezembro. A. fraterculus e A. sororcula foram indicadoras da flora da UC e ocorreram durante todo o período amostral. Estas informações contribuem para a compreensão da entomofauna no interior do (RPPN) e auxiliam no plano de manejo e conservação desta importante Unidade de Conservação do Centro-Oeste brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiane Antunes Peixoto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Magsul (2014). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Pós-Graduada ( Especialização) Em Ciências Ambiental. Magusl - FAMAG (2016). e-mail para contato: tatipeixoto5@gmail.com. Mestrando em Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) UFGD- Dourados MS. 

Manoel Araécio Uchoa-Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel (e Licenciado) em Ciências Biológicas (1983-1987), Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1989-1991), Doutor em Entomologia pela USP-Universidade de São Paulo, Piracicaba-SP (1995-1999) e Post-Doctor em Sistemática e Taxonomia de Tephritidae (Department of Entomology, National Museum of Natural History, SMITHSONIAN INSTITUTION, Washington, D.C., USA, 2009-2010). Professor Titular da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil. Orientador de acadêmicos de Doutorado, Mestrado e alunos de Graduação. Ministra as disciplinas: Sistemática e Evolução de Insecta e Biologia dos Insetos para acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em ENTOMOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE-UFGD; Invertebrados, Interação Inseto-Planta, Sistemática dos Insetos, Taxonomia dos Insetos e Metodologia Científica para alunos de Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e BIOTECNOLOGIA da UFGD. Tem experiência em Entomologia e desenvolve pesquisas sobre Moscas Frugívoras, Moscas Florívoras e Moscas Galhadoras (Diptera: Tephritoidea): Sistemática,Taxomomia, Biologia e Comportamento. Orientou 24 projetos de Iniciação científica, 10 monografias de Conclusão de Curso, uma dissertação de Especialização em Biologia, 18 dissertações de Mestrado e tres Tese de Doutorado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, co-orientou 4 dissertações de Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da UFGD e orientou uma dissertação de Mestrado em Ecologia e Conservação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande-MS. É autor/co-autor de 40 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, cinco capítulos de livros e de cerca de 80 trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais. De maio de 2005 a agosto de 2007 e de outubro de 2013 a outubro de 2015 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da FCBA-UFGD. Sócio da Entomological Society of America (ESA), Florida Entomological Society (FES), e Entomological Society of Washington (D.C., USA). É consultor de vários periódicos especializados em Entomologia (Brasil e Exterior). Atuou como pesquisador bolsista do CNPq, Processo: 305112/2012-0, Demanda-Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ-2 (2013-2016) de 2012 a 2015. 

Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Proteção de Plantas e Fitotecnia