Análise de dados e imagens fotográficas da condição atual de uma área da zona ripária do Rio Tranqueira, no município de Guaraí/TO

Autores

  • Laura Pereira de Oliveira Silveira Instituto Federal de Rondônia
  • Evania Alves de Sousa Faculdade Guaraí
  • Ana Paula Martins Guimarães Universidade Federal do Tocantins
  • Niclair Costa Dourado Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0004

Palavras-chave:

Mata ciliar, Lei Federal 12651, Desmatamento, Sensibilização

Resumo

As matas ciliares estão situadas às margens de córregos, riachos, lagos, rios e nascentes, e são fundamentais para o processo de preservação e conservação destes recursos hídricos. O Rio Tranqueira nasce próximo à BR-153 e desemboca no Rio Tocantins, e é importante para o ecossistema local e para a comunidade. No entanto, a degradação através do desmatamento desenfreado tem colocado em risco este recurso hídrico tão valioso. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar através da coleta de dados e de imagens fotográficas a atua situação da zona ripária em uma extensão total de 1,6km de mata ciliar. Fez-se comparação da largura da vegetação encontrada com o que determina a Legislação brasileira. Para a realização da coleta de dados foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos, bem como a técnica de metragem proposta por Silva (2003), adaptada para a realização deste trabalho. Os resultados foram computados e se procedeu a aplicação de estatística descritiva. Com os dados obtidos, realizou-se palestra educativa em uma escola pública local. Para avaliar o nível de conhecimento dos alunos acerca do que foi proposto realizou-se a aplicação de um questionário, utilizando-se o método dedutivo proposto por Gil (2008). A situação atual do Rio Tranqueira é uma mata ciliar bastante degradada, poluição e assoreamento. Conclui-se que falta fiscalização por parte de órgãos responsáveis para fazer valer a Lei 12651/2012, bem como falta conscientização da população em relação à importância da preservação deste recurso hídrico, principalmente através da adoção pelas escolhas de metodologias para ensinar os seus alunos à importância dos leitos d’água para a continuidade da vida no planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pereira de Oliveira Silveira, Instituto Federal de Rondônia

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Aquidauana. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Nutrição Mineral de Plantas Forrageiras. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Rondônia, Campus de Jaru.

Evania Alves de Sousa, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Instituto Educacional Santa Catarina(2017). Tem experiência na área de Ecologia.

Ana Paula Martins Guimarães, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, modalidade licenciatura (2012) e bacharel (2017); Mestre em Ecologia de Ecótonos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, com linha de pesquisa em Microbiologia Ambiental e Ecologia de leveduras, modalidade Stricto sensu (2016). Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de leveduras, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia (geral, dos alimentos e ambiental), ecologia, biologia celular e biologia molecular. Professora Regente de Biologia no Ensino Médio na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Sousa.

Niclair Costa Dourado, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins(2017). Tem experiência na área de Ecologia. 

Downloads

Publicado

2018-09-24