Influência da densidade na velocidade de propagação da onda em sete espécies de madeira tropicais

Autores

  • Rejane Costa Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiane Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2237-9290.2013.001.0001

Palavras-chave:

Tomógrafo Acústico, Velocidade de Propagação, Densidade Aparente da Madeira

Resumo

A tomografia acústica aplicada em peças de madeiras permite que seja determinada sua seção transversal por meio do princípio físico de emissão e de percurso de ondas acústicas. No entanto os valores da velocidade de propagação sofrem influência de alguns fatores, dentre eles, a densidade da madeira. Foram avaliadas sete espécies de madeiras tropicais por meio do equipamento tomógrafo acústico Fakopp 3D. Toda a metodologia destrutiva experimental seguiu as prescrições da NBR 7190/97, tendo sido realizados os ensaios de densidade e teor de umidade. O trabalho tem como objetivo analisar a influência da densidade aparente na velocidade de propagação de onda em sete espécies de madeiras tropicais, com densidade variando de 650 a 1150 Kg.m-³. Como resultado foi verificado que os valores de velocidade de propagação da onda nas madeiras diferenciaram-se entre si. Isto foi verificado pelo teste de Tukey a 95% de probabilidade. Os maiores valores foram encontrados para a madeira de garapa e os menores valores para a madeira de muiracatiara. O coeficiente de determinação entre a velocidade de propagação da onda e a densidade aparente dos corpos-de-prova foi 58%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Costa Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Início em 2006/2- Término em 2010/2). Mestrado em Engenharia de Estruturas pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (Início em 2011/1- Término em 2012/2). Atualmente é doutoranda nesta mesma instituição. Especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Início em 2012/1- Término em 2013/2). Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-árido, Campus Mossoró, na área de Anatomia e Propriedades da Madeira; Recursos Energéticos Florestais; Estrutura de Madeira. Áreas de atuação: Ensaios Não Destrutivos, Engenharia de Estruturas, Anatomia da madeira, Tecnologia da madeira, Design de móveis e Sustentabilidade.

Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) (1977), Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC-USP (1989) e Pós-doutorado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal (2011). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua nos cursos de Especialização em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Pós-graduação a nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, nos cursos de: Engenharia de estruturas (Escola de Engenharia-UFMG), Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de Arquitetura-UFMG), Engenharia de Materiais de Construção (Escola de Engenharia-UFMG) e Ciência e Tecnologia da Madeira (Universidade Federal de Lavras). Membro de diversas comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Revisor de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa com cooperação nacional e internacional. É coordenador do CPAM3 Centro de Pesquisa Avançada em Madeiras, Móveis e Materiais do Departamento e Engenharia de Estruturas (EE-UFMG). Participa do Centro de Pesquisa de Materiais Sustentáveis (UFMG). Consultor na área de Engenharia da Madeira e de Experimentação em estruturas. Atua nas seguintes áreas da Engenharia: Estruturas de madeiras e madeira laminada colada, Análise experimental de estruturas, Avaliação estrutural de móveis, Compostos de madeira e outros materiais, Ensaios não destrutivos em madeira, Estruturas de madeira em situação de incêndio.

Downloads

Publicado

2014-01-07