Utilização de sistemas forrageiros consorciados no semiárido: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.004.0003Palavras-chave:
Gramínea, Leguminosa, Palma forrageira, CereaisResumo
Os sistemas de consórcios têm como objetivo promover um aumento na produtividade das plantas cultivadas por área. Nesse sentido, esta revisão objetivou descrever os principais sistemas forrageiros consorciados que vem sendo utilizado no semiárido. A utilização de sistemas de consórcios entre espécies forrageiras vem demonstrando grande aplicabilidade nos sistemas de produção, por seus ciclos mais prolongados de forragem e melhoria na qualidade do alimento a ser fornecido aos animais. O interesse pelo uso de pastos consorciados vem se destacando junto à crescente busca pela redução dos danos ambientais causada pelos sistemas de produção intensivos, cada vez mais se tem buscado por fontes sustentáveis e economicamente viáveis nos sistemas de produção. O maior destaque em sistemas de consórcios se da na utilização de gramíneas e leguminosas e o consórcio de cereais com leguminosas que tem por objetivo melhorar a melhorar a qualidade da forragem. A palma forrageira (Opuntia spp. e Nopalea spp.) tem sido utilizado cada vez mais nos sistemas de consórcios para maximização na produção de forragem por sua eficiência na utilização da água. Outra estratégia está na integração dos sistemas de lavoura e pecuária que tem se tornando um modelo agroecológico chave para remodelar a agricultura do semiárido. O consórcio de diferentes grupos forrageiros é uma alternativa para a resistência das pastagens no semiárido brasileiro, uma vez que os sistemas de consórcio de forrageiras favorecem a recuperação de áreas degradadas e dão subsídio à produção de alimento animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.