Controle de estoque alimentício em um restaurante de culinária oriental

Autores

  • Jane Clesia Paiva dos Santos Faculdade Maurício de Nassau
  • Tatiane Heinemann Böhmer Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0003

Palavras-chave:

Controle, Estoque, Gestão, Restaurante

Resumo

A fim de superarem momentos de crise e se manterem ativas e gerando resultados positivos, empresas buscam fazer adaptações que minimizem os gastos e gerem lucros. Dentre estas medidas adotadas, o controle de estoque se destaca como medida eficaz na redução de perdas e desperdícios, mantendo a qualidade dos produtos e gerando economia. O objetivo principal desta pesquisa é expor a importância do controle de estoque alimentício em um restaurante de comida chinesa, situado em um dos shoppings da capital sergipana, bem como definir as características e os impactos da ausência do controle de estoque, além de verificar como é realizado esse controle no estabelecimento em estudo. Para tanto, a metodologia da pesquisa utilizada foi a coleta de dados realizada por meio de questionário semiestruturado, contendo 11 perguntas. O questionário foi aplicado no próprio estabelecimento ao responsável pela administração do restaurante e aos funcionários que têm ligação direta com o estoque, totalizando 6 entrevistados, seguido de observação direta do local e da pesquisa bibliográfica para compor o referencial teórico deste trabalho. Os resultados apontaram que o estabelecimento precisa dar uma maior atenção ao controle de estoque, uma vez que os controles, que vinham sendo utilizados, não eram suficientes para trazer o retorno desejado do negócio.

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Biografia do Autor

Jane Clesia Paiva dos Santos, Faculdade Maurício de Nassau

Graduanda em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau.

Tatiane Heinemann Böhmer, Instituto Federal de Sergipe

Mestre em Saúde e Ambiente, MBA em gerência de projetos, Administradora. Professora do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau.

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Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade