A recolocação do idoso no mercado de trabalho: percepção dos graduandos em administração da Faculdade Maurício de Nassau

Autores

  • Keila Oliveira dos Santos Faculdade Maurício de Nassau
  • Tatiane Heinemann Böhmer Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0001

Palavras-chave:

Idosos, Mercado de Trabalho, Aposentadoria

Resumo

A pesquisa trata-se de um assunto que diz respeito a todos e aborda uma nova inclusão social, onde a sociedade brasileira, diante de um mundo globalizado e economicamente capitalista, estabelece padrões, como a faixa etária na inserção do profissional no mercado de trabalho. Por ser um problema atual, onde muitos idosos necessitam trabalhar, e, ao tentarem se recolocar no mercado de trabalho, acabam tendo bastante dificuldade, assim optou-se por verificar qual a visão de futuros administradores diante dessa questão, além de buscar a verificação se estes “jovens” estão preparados para o cenário que se apresenta em relação ao mercado de trabalho e a terceira idade. Para isso, realizou-se uma pesquisa junto aos alunos do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau na Unidade Aracaju/SE. Utilizou-se como ferramenta um questionário estruturado contendo 15 perguntas abertas e fechadas a fim de analisar quantitativa e qualitativamente as respostas fornecidas. Como forma de análise, foi realizada estatística descritiva, bem como análise de discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Oliveira dos Santos, Faculdade Maurício de Nassau

Prezado (a) Senhores Busco desenvolvimento profissional, na área de Administração e áreas a fins. Sou graduanda em Administração, com vários cursos administrativos e de informática avançada (Word, Excel), adquiri conhecimento nas principais rotinas que envolvem a área administrativa.

Tatiane Heinemann Böhmer, Instituto Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Saúde e Ambiente, MBA em Gerencia de Projetos, Especialização em Educação Inclusiva e graduação Administração e bacharelado em Design Gráfico. Membro Pesquisadora dos grupos de pesquisa em Marketing da Universidade Federal de Sergipe e do LEI - Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, qualidade e educação.

Downloads

Publicado

2018-05-22