Governança corporativa: análise das políticas de sucessão em cooperativas de crédito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.001.0004

Palabras clave:

Governança corporativa, Cooperativas de crédito, Políticas de sucessões

Resumen

Em 2016, o Conselho Monetário Nacional – CMN, aprovou o marco regulatório para a política de sucessão de administradores das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN, obrigando as cooperativas de crédito a elaborarem suas políticas de sucessões, pelo princípio de governança. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar as políticas de sucessões de administradores em Cooperativas de Crédito, elaboradas em 2017. Para atender esse objetivo, foi construído um panorama teórico sobre governança corporativa, cooperativas de crédito e política de sucessão, evidenciando os dispositivos da Resolução do CMN nº 4.538/2016. Por meio da pesquisa documental, foram analisadas as políticas de sucessão dos sistemas de cooperativismo de crédito: SICOOB; SICRED; UNICRED e AILOS (CECRED). A divulgação das políticas de sucessão em websites institucional das cooperativas singulares de créditos é baixa, não obstante, os resultados demonstram que as políticas atendem aos aspectos normativos, no que diz respeito à indicação de cargos, abrangência do processo, responsabilidades e revisão mínima da política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Monaco Vieira, Universidade La Salle

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007), Especialista em Perita Contábil pela Universidade Gama Filho (2010), Especialista em Controladoria e Gestão pela Escola Aberta do Brasil (2013) e Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (2020). Atualmente atua na Coordenadoria Geral de Contabilidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), como Analista II e Perita contábil judicial em processos trabalhista e cíveis. Possui conhecimentos técnicos na área contábil, fiscal, tributária e departamento de pessoal, com vivência em gestão de equipes e liderança.

Vando Vieira Batista dos Santos, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Possui especializações em Controladoria e Administração Estratégica (2019) ambas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, MBA em Executivo Empresarial em Gestão Bancária e Finanças Corporativas (2018) na Escola Superior Aberta do Brasil, MBA em Gestão Tributária pela Universidade Estácio de Sá (2014), Pós-Graduação em Auditoria e Perícia pela Universidade Católica Dom Bosco (2011), Graduação em Administração (2009) e Graduação em Ciências Contábeis (2008) ambas pela Faculdade Michelangelo. 

Publicado

2021-04-08