The main metrics to measure the success of a digital marketing strategy on Instagram

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.002.0002

Keywords:

Marketing, Instagram, Metrics

Abstract

This article aims to present the main metrics used to measure the success of a digital marketing strategy on Instagram and explain how these metrics can be monitored and interpreted. The importance of measuring and interpreting these metrics is highlighted, as this allows identifying opportunities for improvement and optimizing the marketing strategy. The methodology used for the elaboration of the article consisted of a bibliographic review, based on scientific articles, books, reports and materials available on the internet. The data were analyzed qualitatively, leading to the elaboration of conclusions and recommendations for marketing professionals and entrepreneurs interested in using Instagram as a channel to promote their businesses. Therefore, analyzing metrics on Instagram is critical to the success of a digital marketing strategy. By correctly measuring and interpreting these metrics, companies can identify opportunities for improvement and adjust their actions to obtain more expressive results. Understanding the relevant metrics and their strategic application are essential to achieve greater engagement, reach and impact of campaigns on Instagram.

 

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Author Biographies

Airton Pereira da Silva Leão, Faculdade Vale do Aço

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestrado em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School (FUCAPE). Doutorando em Administração e Ciências Contábeis pela Fucape Business School (FUCAPE). Também é graduado em Economia pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE). Pós-graduado em Especialização em Currículo e Prática Docente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Pós-graduado em Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduando em Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós-graduando em Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No mercado acadêmico, atua como Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas da Região de Açailândia-MA. Membro do Conselho Editorial na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes da Revista Acta Tecnológica FAVALE. Professor de Economia na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Como também, Professor de Administração na Faculdade Vale do Aço (FAVALE). Professor/Tutor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas na Era Digital na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No mercado empresarial, atuou em cargos de gestão e liderança em grandes empresas, principalmente em instituições financeiras como bancos e Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos (SCFI). No mercado financeiro, atua como Assessor de Investimentos e Educador Financeiro. Além disso é Consultor Empresarial e Palestrante em Gestão Estratégica de Pessoas, Finanças Empresariais e Educação Financeira. Suas pesquisas são orientadas para as áreas de negócios, tecnologia e educação sobre os temas relacionados a administração estratégica, economia monetária, marketing de serviços, comportamento do consumidor, gestão pública, finanças corporativas, microcrédito, agricultura familiar e agronegócio. 

Leonardo Brandão, Faculdade Vale do Aço

Professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente, Chefe do Departamento de História e Geografia e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em nível de Mestrado e Doutorado. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Doutorado em História, realizado com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da FURB (LEC/FURB). Na área de História, desenvolve e orienta pesquisas sobre temas relacionados à Contracultura, Produções Culturais (em especial, música e histórias em quadrinhos), Juventude e Esporte; já na pós-graduação em Desenvolvimento Regional, vem buscando relacionar essa área com os estudos sobre Lazer e Cidade, além de uma perspectiva crítica sobre Desenvolvimento e Neoliberalismo. Contato: leobrandao@furb.br 

Adriano Evangelista Freitas, Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Possui graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental pela Universidade Estadual da Região Tocantina do MA(2019), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão(2019), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Meio Ambietne pelo Instituto Federal do Maranhão(2017) e ensino-medio-segundo-graupela CE Joviana Silva Farias(2016). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental. 

Published

2023-12-29

Issue

Section

Marketing e Estratégias Mercadológicas