As principais métricas para medir o sucesso de um estratégia de marketing digital no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.002.0002

Palavras-chave:

Marketing, Instagram, Métricas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais métricas utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing digital no Instagram e explicar como essas métricas podem ser monitoradas e interpretadas.  A importância de medir e interpretar essas métricas é ressaltada, uma vez que isso permite identificar oportunidades de melhoria e otimizar a estratégia de marketing. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo consistiu em uma revisão bibliográfica, com base em artigos científicos, livros, relatórios e materiais disponíveis na internet. Os dados foram analisados de forma qualitativa, levando à elaboração de conclusões e recomendações para profissionais de marketing e empresários interessados em utilizar o Instagram como canal de divulgação de seus negócios. Sendo assim, a análise de métricas no Instagram é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Ao medir e interpretar corretamente essas métricas, as empresas podem identificar oportunidades de melhoria e ajustar suas ações para obter resultados mais expressivos. A compreensão das métricas relevantes e sua aplicação estratégica são essenciais para alcançar um maior engajamento, alcance e impacto das campanhas no Instagram.

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Biografia do Autor

Airton Pereira da Silva Leão, Faculdade Vale do Aço

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestrado em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School (FUCAPE). Doutorando em Administração e Ciências Contábeis pela Fucape Business School (FUCAPE). Também é graduado em Economia pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE). Pós-graduado em Especialização em Currículo e Prática Docente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Pós-graduado em Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduando em Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós-graduando em Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No mercado acadêmico, atua como Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas da Região de Açailândia-MA. Membro do Conselho Editorial na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes da Revista Acta Tecnológica FAVALE. Professor de Economia na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Como também, Professor de Administração na Faculdade Vale do Aço (FAVALE). Professor/Tutor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas na Era Digital na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No mercado empresarial, atuou em cargos de gestão e liderança em grandes empresas, principalmente em instituições financeiras como bancos e Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos (SCFI). No mercado financeiro, atua como Assessor de Investimentos e Educador Financeiro. Além disso é Consultor Empresarial e Palestrante em Gestão Estratégica de Pessoas, Finanças Empresariais e Educação Financeira. Suas pesquisas são orientadas para as áreas de negócios, tecnologia e educação sobre os temas relacionados a administração estratégica, economia monetária, marketing de serviços, comportamento do consumidor, gestão pública, finanças corporativas, microcrédito, agricultura familiar e agronegócio. 

Leonardo Brandão, Faculdade Vale do Aço

Professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente, Chefe do Departamento de História e Geografia e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em nível de Mestrado e Doutorado. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Doutorado em História, realizado com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da FURB (LEC/FURB). Na área de História, desenvolve e orienta pesquisas sobre temas relacionados à Contracultura, Produções Culturais (em especial, música e histórias em quadrinhos), Juventude e Esporte; já na pós-graduação em Desenvolvimento Regional, vem buscando relacionar essa área com os estudos sobre Lazer e Cidade, além de uma perspectiva crítica sobre Desenvolvimento e Neoliberalismo. Contato: leobrandao@furb.br 

Adriano Evangelista Freitas, Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Possui graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental pela Universidade Estadual da Região Tocantina do MA(2019), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão(2019), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Meio Ambietne pelo Instituto Federal do Maranhão(2017) e ensino-medio-segundo-graupela CE Joviana Silva Farias(2016). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental. 

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas