Procedimentos analíticos em perícia ambiental: cromatografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.001.0002

Palavras-chave:

Cromatografia, Perícia ambiental, Procedimentos analíticos

Resumo

O Perito Ambiental terá atenção às questões relativas à exatidão e à precisão esperada dos métodos dados e, além disso, não deve desprezar fatores como tempo e custo. O método mais exato para certa determinação pode ser muito demorado ou envolver o uso de reagentes caros. Por tal motivo, o apropriado é avaliar que exatidão se faz necessária.Em muitos casos, é possível escolher um método que, embora menos exato, proporcione, num tempo razoável, resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Pinto de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atua diretamente na coordenação e gerenciamento de projetos e programas em
diferentes áreas do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Eficiência Energética. Ampla
experiência no licenciamento e gestão ambiental com foco no atendimento aos
requisitos legais e definição de estratégias de sustentabilidade para diferentes
setores da economia. É Auditor Líder NBR ISO14001, Auditor Líder CONAMA 306
e Perito Judicial Ambiental - IEL. Coordena e executa a implantação, avaliação e
auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental, Gerenciamento de Projetos, Avaliação
de Impactos Ambientais, coordenação de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS,
RAP, RAA, EIV, EVTEA, RCA, PBA, PCA e PRAD) com foco em infraestrutura de
transportes e também desenvolve estudos nas demais atividades produtivas de
pequeno, médio e grande porte. Além das responsabilidades como coordenador,
exerce atividades como: supervisão e execução dos Programas Ambientais; defesa
técnica junto às instâncias governamentais locais, organizações sociais e demais 
partes interessadas; elaboração de proposta técnicas e comerciais e interface com
clientes e fornecedores. Biólogo, Doutorando pela (PGCTIA/UFFRJ), Mestre em
Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ), Especialista em
Ciências Ambientais. Atualmente é consultor-pesquisador do IVIG/COPPE/UFRJ e
também da UFF/FEC desenvolvendo atividades de suporte técnico e cientifico
voltadas à temática ambiental e já ministrou aulas como colaborador na UERJ -
departamento de Biologia, na Universidade Veiga de Almeida e atualmente está
como Diretor Geral das Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ.

Gustavo Aveiro Lins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Biólogo, Engenheiro ambiental e de Segurança do Trabalho. Mestre em engenharia ambiental pela UFRJ. Doutor em Meio Ambiente pela UERJ. Tutor do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ), Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), e funcionário da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: zoologia, ecologia, meio ambiente, saneamento, resíduos sólidos, gestão ambiental e perícia ambiental.

Lais Alencar de Aguiar, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Engenheira Quimica pela Universidade Federal do Pará (1998) e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase em Análise de Segurança, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou por 10 anos em consultoria, com experiência na área ambiental e segurança industrial, e desde 2010 trabalha na Comissão Nacional de Energia Nuclear, atuando nas áreas de gestão de rejeitos radioativos, proteção radiológica ambiental e análise de incêndio em depósitos de rejeitos radioativos.

Pauli Adriano de Almada Garcia, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Sistemas e Computação, na área de otimização de processos, pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e Doutor em Engenharia Nuclear, na área de Análise Probabilística de Segurança (APS), pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e é membro da SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e da ABRISCO ? Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade - ABRISCO. Atualmente é Professor Associado, nível 1, do Departamento de Administração e Administração Pública da Universidade Federal Fluminense, lotado no Polo Universitário de Volta Redonda, onde coordena o curso de graduação em Administração, o grupo de pesquisa ARCADE - Análise de Risco, Confiabilidade e Apoio à Decisão e foi o coordenador do Mestrado Profissional em Administração no período de 2013 a 2016. Atua como colaborador/pesquisador do Grupo LOGIS - Logística Integrada de Sistemas - junto ao Programa de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da UFF/Niterói, onde também atua em orientação de mestrado e doutorado. Atuou durante três anos como terceirizado junto à PETROBRAS/CENPES como matemático-analista de risco, na área de Tecnologia em Engenharia de Poço. Tem experiência em análise de confiabilidade de sistemas, análise probabilística de riscos em Engenharia de Poço e Nuclear.

Vanessa da Silva Garcia, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2004), Doutora em Engenharia Nuclear pelo Programa de engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2009). Pós doutorada em Modelagem Computacional pelo Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (MCCT/EEIMVR/UFF). Professora Adjunta da área de Métodos Quantitativos Aplicados, no Departamento de Administração, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Polo Universitário de Volta Redonda (VAD/ICHS/PUVR/UFF). Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública (UAB/UFF) (2015-2016). Cooedenadora do Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, em Gestão da Saúde Pública (EAD/UAB/UFF) (2016). Áreas de interesse relacionadas com modelagem matemática e computacional aplicadas à medicina nuclear e ciência, tecnologia e inovação em Saúde. 

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 188 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 87 /SCOPUS 134 / SCIELO 328 ] 26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)