Avaliação de impactos ambientais em estação de tratamento de efluentes da indústria de bebidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0005

Palavras-chave:

Avaliação de Impacto Ambiental, Recursos Hídricos, Estação de Tratamento de Efluentes

Resumo

Ao longo dos anos, os corpos hídricos vêm sofrendo constantemente com os impactos do crescimento populacional desordenado, com as mudanças climáticas e com as demandas dos setores produtivos. Portanto, torna-se essencial a busca por soluções tecnológicas que visem manter a qualidade ambiental dos recursos hídricos, dada a extrema importância que a água possui na vida no planeta Terra. Visando mitigar impactos ambientais negativos, a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), apresenta-se como uma estratégia eficiente, haja vista a sua versatilidade e relevância. Neste sentido, o presente trabalho partiu da pesquisa documental do artigo “Tratamento de Efluentes da Indústria de Bebidas em Reator Anaeróbio e Circulação Interna (IC)” (SANTOS et al., 2013), objetivando o desenvolvimento de uma Matriz de Impactos Ambientais de acordo com (BARBOSA et al., 2008), culminando na análise dos impactos apresentados a luz da Resolução CONAMA 001/86. Constatou-se que o meio físico foi o mais impactado pelas atividades relatadas no artigo em questão, sendo proposta a implantação de Planos e Programas Ambientais, como forma de mitigar os impactos ambientais levantados. Ao longo dos anos, os corpos hídricos vêm sofrendo constantemente com os impactos do crescimento populacional desordenado, com as mudanças climáticas e com as demandas dos setores produtivos. Portanto, torna-se essencial a busca por soluções tecnológicas que visem manter a qualidade ambiental dos recursos hídricos, dada a extrema importância que a água possui na vida no planeta Terra. Visando mitigar impactos ambientais negativos, a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), apresenta-se como uma estratégia eficiente, haja vista a sua versatilidade e relevância. Neste sentido, o presente trabalho partiu da pesquisa documental do artigo “Tratamento de Efluentes da Indústria de Bebidas em Reator Anaeróbio e Circulação Interna (IC)” (SANTOS et al., 2013), objetivando o desenvolvimento de uma Matriz de Impactos Ambientais de acordo com (BARBOSA et al., 2008), culminando na análise dos impactos apresentados a luz da Resolução CONAMA 001/86. Constatou-se que o meio físico foi o mais impactado pelas atividades relatadas no artigo em questão, sendo proposta a implantação de Planos e Programas Ambientais, como forma de mitigar os impactos ambientais levantados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Dias Lelachêr, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Engenharia Ambiental pela UERJ (2021), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UEZO (2018), Engenheira Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira (2020), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Gestora Ambiental pela Faeterj (2015) possui especialização em Educação Ambiental pela UFLA (2016) e curso Técnico em Controle Ambiental. Pesquisadora com especial interesse no desenvolvimento de trabalhos socioambientais,educação ambiental, reúso de água e políticas públicas.Atuou na implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde, na educação ambiental, no acompanhamento de auditorias ambientais e na avaliação de aspectos e impactos ambientais na Refinaria de Duque de Caxias - (REDUC); no Aeroporto Internacional Galeão/RJ, atuou no tratamento de Água, Esgoto, Efluentes Industriais e Reúso de Água. Desde de 2015, trabalha como Agente de Saneamento na Companhia Estadual de Águas e Esgotos-CEDAE, em Estações de Tratamento de Água de pequeno, médio e grande porte, tendo atuado na Região Metropolina/RJ e na Região do Médio Paraíba/RJ.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 87 /SCOPUS 134 / SCIELO 328 ] 26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), 12 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Downloads

Publicado

2021-10-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)