Avaliação de impactos ambientais em estação de tratamento de efluentes da indústria de bebidas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0005Palavras-chave:
Avaliação de Impacto Ambiental, Recursos Hídricos, Estação de Tratamento de EfluentesResumo
Ao longo dos anos, os corpos hídricos vêm sofrendo constantemente com os impactos do crescimento populacional desordenado, com as mudanças climáticas e com as demandas dos setores produtivos. Portanto, torna-se essencial a busca por soluções tecnológicas que visem manter a qualidade ambiental dos recursos hídricos, dada a extrema importância que a água possui na vida no planeta Terra. Visando mitigar impactos ambientais negativos, a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), apresenta-se como uma estratégia eficiente, haja vista a sua versatilidade e relevância. Neste sentido, o presente trabalho partiu da pesquisa documental do artigo “Tratamento de Efluentes da Indústria de Bebidas em Reator Anaeróbio e Circulação Interna (IC)” (SANTOS et al., 2013), objetivando o desenvolvimento de uma Matriz de Impactos Ambientais de acordo com (BARBOSA et al., 2008), culminando na análise dos impactos apresentados a luz da Resolução CONAMA 001/86. Constatou-se que o meio físico foi o mais impactado pelas atividades relatadas no artigo em questão, sendo proposta a implantação de Planos e Programas Ambientais, como forma de mitigar os impactos ambientais levantados. Ao longo dos anos, os corpos hídricos vêm sofrendo constantemente com os impactos do crescimento populacional desordenado, com as mudanças climáticas e com as demandas dos setores produtivos. Portanto, torna-se essencial a busca por soluções tecnológicas que visem manter a qualidade ambiental dos recursos hídricos, dada a extrema importância que a água possui na vida no planeta Terra. Visando mitigar impactos ambientais negativos, a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), apresenta-se como uma estratégia eficiente, haja vista a sua versatilidade e relevância. Neste sentido, o presente trabalho partiu da pesquisa documental do artigo “Tratamento de Efluentes da Indústria de Bebidas em Reator Anaeróbio e Circulação Interna (IC)” (SANTOS et al., 2013), objetivando o desenvolvimento de uma Matriz de Impactos Ambientais de acordo com (BARBOSA et al., 2008), culminando na análise dos impactos apresentados a luz da Resolução CONAMA 001/86. Constatou-se que o meio físico foi o mais impactado pelas atividades relatadas no artigo em questão, sendo proposta a implantação de Planos e Programas Ambientais, como forma de mitigar os impactos ambientais levantados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.