Análise de permeabilidade em modelo reduzido de barragem através da altura piezométrica

Autores

  • Kharlla Rhobertta Correia Faculdade Presidente Antônio Carlos
  • Talita Caroline Miranda Faculdade Presidente Antônio Carlos
  • Carita Monielle Maia de Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos
  • Mateus Borba Teixeira Faculdade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2018.002.0004

Palavras-chave:

Percolação, Barragens de terra, Modelo Físico, Piezômetro

Resumo

Apresentando-se como uma das obras de maiores complexidade da engenharia civil, as barragens são elementos estruturais construídos ao longo do eixo transversal, em direção ao escoamento de um curso d’água, designada a ser um reservatório artificial. Atendendo basicamente a dois desígnios: regularização e retenção. Seguindo os preceitos, essa pesquisa tem como finalidade a criação de protótipos físicos reduzidos, simulando barragens de terra a fim de analisar alguns dos fenômenos que ocorrem nas mesmas. A construção será realizada com solo arenoso e argiloso, em alguns dos experimentos será apenas utilizado solo arenoso e em outros, a mistura desses dois solos em diversas proporções. Possuindo como fim principal, a análise de como será o comportamento da água diante da relação entre os solos, a fim de realizar as leituras piezométricas. As leituras serão realizadas a partir do enchimento da barragem com o marco de 0 minuto e, posteriormente feitas a cada 5 minutos, totalizando 10 leituras. Foram realizados sete experimentos no total, sendo um de calibração do equipamento e seis com a construção do modelo reduzido da barragem. Portanto este trabalho tem por intenção avaliar o controle de fluxo interno através do corpo da barragem (dimensionamento do sistema de drenagem interna) através de um modelo reduzido em laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kharlla Rhobertta Correia, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Engenharia Civil pela FAPAC - PORTO NACIONAL, com previsão de conclusão em 2018/1

Talita Caroline Miranda, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande (2006), mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado em Engenharia Civil - ênfase em Geotécnica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui experiência na área de Geotecnia e Geomecânica, já trabalhou em: mapeamento geotécnico, ferramentas de SIG, drenagem de estradas, geomática, geoestatística aplicada, aterro sobre solos moles, avaliação de riscos túnel, projetos de estabilidade de taludes e trabalhou como Acompanhamento Técnico em escavações subterrâneas. Atuou como pesquisadora no Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), P&D em Geopressões, especificamente na determinação das tensões in situ, análise de estabilidade de poços de petróleo com vista à obtenção da Janela Operacional para a perfuração e desenvolvimento de software para o monitoramento em tempo real de perfuração de poços destinada estabilidade. Atualmente é professora da ITPAC PORTO NACIONAL LTDA ? Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Ltda e Coordenadora Curso de Engenharia Civil.

Carita Monielle Maia de Oliveira, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Tecnólogo em Construção de Edifícios, pelo Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Tocantins ( 2014), graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Presidente Antônio Carlos. ( 2018). Atualmente gestora responsável pelos Laboratórios de Engenharia Civil ( ITPAC PORTO) , ênfase em práticas laboratórias: Materiais de Construção, Solos , Saneamento, Física e Elétrica e Práticas Construtivas e Química Aplicada . Desenvolvimento em pesquisas no campo da Engenharia Civil. Experiência em Laudos Técnicos e projetos utilizando as ferramentas Auto Card e Revit.

Downloads

Publicado

2019-06-20