A influência da carbonatação na camada passivadora do concreto
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.001.0001%20Palavras-chave:
Carbonatação, Concreto, Camada passivadoraResumo
A carbonatação do concreto é uma patologia que surge a partir de uma reação química entre o gás carbônico (CO2), umidade e hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), muito comum nas grandes cidades. O processo se dá mais frequentemente em túneis e viadutos, por exemplo, em que a presença desse elemento é maior. Ele decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado. Especificamente, a carbonatação do concreto pode ser definida como um processo físico-químico entre o gás carbônico (CO2) presente na atmosfera e os compostos da pasta de cimento. Desse modo, tem-se como resultado principal a iniciação do carbonato de cálcio (CaCO3) na região do cobrimento, constituindo assim uma camada que passa a ter uma alcalinidade muito menor do que aquela região não afetada por esse fenômeno. A carbonatação tem seu avanço no sentido de fora para dentro no concreto, por meio de uma frente carbonatada. Quando atinge a profundidade das armaduras, acaba provocando a deterioração da camada passivadora do concreto, ocasionando assim, o início da corrosão da armadura. A carbonatação do concreto pode comprometer a estrutura e, em determinados graus, trazendo-a ao colapso da estrutura, tornando-a impropria para uso devido os riscos provenientes desse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.