Qualidade da água da bacia do Ribeirão Taquaruçu do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0003Palavras-chave:
Ribeirão Taquaruçu, Tocantins, Qualidade da águaResumo
A água é fonte de vida, responsável pelo desenvolvimento do planeta e de todos que nele habitam, incluindo os seres humanos, animais e vegetais. Considerando a sua importância, a água refere-se a um direito de todos, incluindo o seu acesso, e para que seja benéfica, é necessário que seja potável, apontando para o abastecimento de água tratada, responsável pela prevenção, proteção e promoção de saúde, onde para isso a água deve obedecer a padrões mínimos de qualidade. No estado do Tocantins, há uma grande disposição de recursos hídricos, onde a capital Palmas – TO é abastecida principalmente pela bacia do Ribeirão Taquaruçu, porém nos últimos anos vem apresentando problemáticas referentes à qualidade e quantidade da água. Nesse exposto, a presente pesquisa objetiva realizar um levantamento quanto a qualidade da água do Ribeiro Taquaruçu nos últimos anos, por meio de revisão bibliográfica de literatura. A pesquisa é caracterizada como uma revisão de literatura integrativa, descritiva, de abordagem quali-quantitativa, referente à qualidade da água do Ribeirão Taquaruçu no Tocantins, realizada através do Google Acadêmico. A pesquisa bibliográfica levantou um total de 5 artigos referentes à qualidade da água do Ribeirão Taquaruçu, apontando que principalmente no período chuvoso, a qualidade da água é comprometida, e isso se dá pela ocupação na área da bacia, provocando desmatamento de matas ciliares, que ainda levam ao comprometimento da disponibilidade hídrica. Embora diversos parâmetros de qualidade da água apresentem-se alterados, ainda não há um comprometimento completo, onde um estudo apontou que o Índice de Qualidade da água a classifica como média de classe 2. Assim, ainda possui qualidade visando o abastecimento e turismo. No entanto, é de fundamental importância que as autoridades vigentes e a população apontem um olhar crítico para essa bacia, buscando alternativas para preservá-la de modo geral, não somente na qualidade da água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.