Panorama dos resíduos sólidos em uma instalação portuária localizada na cidade de Belém/PA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.002.0009

Palabras clave:

Ambiente Portuário, Resíduos, Gerenciamento

Resumen

A diversidade de atividades no ambiente portuário implica em uma geração heterogênea de resíduos, os quais necessitam de um manejo cauteloso, por se tratar de um risco à saúde e a qualidade ambiental. O objetivo deste estudo consistiu em qualificar e quantificar os resíduos gerados em uma Instalação Portuária, a fim de propor um sistema de gerenciamento, economizando recursos, gerando renda para os profissionais dos resíduos sólidos e preservando o meio ambiente. Mensalmente, o Porto gera aproximadamente 700 kg de resíduos, os quais, se corretamente segregados possuem significativo potencial para reciclagem. Desse modo, fora proposto um sistema de gerenciamento sem altos custos financeiros no empreendimento, que além se ser simplificado e eficiente, elevará a imagem socioambiental da empresa frente à sociedade e contribuirá para aumentar a renda dos catadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeferson Botelho Rodrigues, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Especialização em andamento em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Laboro, MA (2020). Especialização em andamento em Engenharia do Saneamento Básico através da Universidade Vale do Rio Verde, MG (2021). Atualmente Assessor Sênior - Engenheiro Ambiental no Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, desenvolvendo e atuando nas atividades voltadas ao monitoramento da qualidade do saneamento ambiental do Estado do Maranhão.

Beatriz da Silva Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Engenharia Ambiental, (2018). Pós-graduanda em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental através da Universidade Estadual do Maranhão, (2021).

Mariana Francisca de Sousa Moraes, Faculdade Pitágoras

Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de São Luís/MA (2018). Atualmente Engenheira Ambiental na Sollus Consultoria Ambiental, desenvolvendo e atuando nas atividades voltas a georreferenciamente de imóveis rurais e geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

Nayara Santos da Silva, Faculdade Laboro

Bacharela em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de São Luís/MA (2018). Pós-graduação na categoria de especialização em Perícia, Auditoria Ambiental pela Faculdade Laboro (2020). Atualmente Engenheira Ambiental na Sollus Consultoria Ambiental, desenvolvendo e atuando nas atividades voltas a georreferenciamente de imóveis rurais e geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

Publicado

2020-06-01

Número

Sección

Engenharia da Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a