Constatação do lançamento irregular de efluentes sanitários e resíduos sólidos na praia Ponta D’Areia, São Luís/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.002.0007

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Qualidade de Vida, Efluentes Sanitários

Resumo

Saneamento básico é um conjunto de medidas adotadas que visam modificar ou preservar as condições do meio ambiente, a inexistência desse serviço implica negativamente na qualidade de vida e saúde da população, além e provocar impactos ambientais e desequilíbrio do ecossistema. Em vista disso, é necessário criar instrumentos que devem ser aplicados para mitigar os problemas sanitários, aliados a este objetivo destaca-se a Educação Ambiental. A presente pesquisa de campo teve como objetivo fundamental constatar a existência de lançamento irregular de efluentes sanitários na praia da Ponta D’areia, localizada na cidade de São Luís/MA. Para alcance do êxito deste trabalho foram necessárias visitas à localidade no dia 18/08/2018, 20/08/2018 e 22/08/2018. No decorrer do percurso, notou-se que há presença lançamento de esgoto constante no corpo hídrico e, diante dessa realidade, é necessário que o Órgão Público tome medidas cabíveis para reverter o cenário, uma vez que o lançamento compromete a qualidade deste recurso hídrico, alterando suas características físicas, químicas e biológicas, que afetam de forma negativa à saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Botelho Rodrigues, Universidade Vale do Rio Verde

Mestrado acadêmico em andamento em Tecnologia e Gestão Ambiental através do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Laboro, MA (2020). Especialização em andamento em Engenharia do Saneamento Básico através da Universidade Vale do Rio Verde, MG (2021). Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Atualmente fornece Apoio Técnico - Engenheiro Ambiental no Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, desenvolvendo e atuando nas atividades voltadas ao monitoramento da qualidade do saneamento ambiental do estado do Maranhão.

Beatriz da Silva Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras/FAMA de São Luis/MA (2018). Exerceu o cargo de Colaborador Eventual na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, no Programa Maranhão Verde (2019). Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (em andamento) pela Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI (São Luís/MA).

Mariana Francisca de Sousa Moraes, Faculdade Pitágoras

Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de São Luís/MA (2018). Atualmente Engenheira Ambiental na Sollus Consultoria Ambiental, desenvolvendo e atuando nas atividades voltas a georreferenciamente de imóveis rurais e geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

Nayara dos Santos Silva, Faculdade Laboro

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR THEONILO GAMA(2011).

Downloads

Publicado

2020-06-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)