Caracterização da drenagem pluvial no Bairro Parque Eldorado, localizado em Porto Nacional (TO)

Autores/as

  • Francisco Adriano Rodrigues Duarte Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Diogo Pedreira Lima Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.002.0003

Palabras clave:

Águas, Pluviais, Drenagem

Resumen

O cenário atual brasileiro, no que diz respeito à drenagem urbana, não é dos melhores. O país passa por problemas que, em sua maioria, foram desencadeados pela forma ineficiente como as cidades se desenvolveram: falta de planejamento; ausência de medidas controladoras para o uso do solo; rigor, quanto à ocupação de áreas de risco; e implantação de sistemas de drenagem inapropriados, o que acaba por gerar significativos problemas sociais. O modelo de drenagem urbana mais usado atualmente no Brasil consiste em coletar as águas pluviais e direcioná-las o mais rápido possível até o seu destino final, que são os cursos d’água, com o intuito de minimizar os problemas causados à sociedade e ao meio ambiente. No Bairro Parque Eldorado, o cenário é parecido, a inexistência de um sistema de drenagem pluvial compromete o bem-estar da população em épocas chuvosas, devido aos constantes alagamentos, enxurradas e erosões do solo, o que afeta diariamente a qualidade de vida. Este trabalho analisa a capacidade de infiltração de água do solo e identifica os pontos mais críticos e os seus principais problemas. Com a finalização da presente pesquisa, foi possível oferecer uma alternativa viável para a destinação das águas pluviais de forma eficiente e prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Adriano Rodrigues Duarte, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Acadêmico do 10° período de Engenharia Civil.

Diogo Pedreira Lima, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2004). Especialização em Geoprocessamento e georreferenciamento aplicado em planejamento urbano e rural, Engenharia de Segurança do Trabalho, e Mestrado em Engenharia Ambiental voltado para recursos hídricos e saneamento. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Hídricos e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Saneamento, Mineração e Indústrias. É professor do curso de Engenharia Civil e Arquitetura na FAPAC/ITPAC Porto Nacional (TO).

Publicado

2019-06-20