Utilização do RCD em concreto para aplicação em pavimento: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.001.0004Palavras-chave:
Pavimentação, RCD, Sustentabilidade, Meio ambienteResumo
Os resíduos de construção e demolição, conhecidos como RCD, são oriundos da construção civil, gerados em grandes quantidades não apenas em grandes centros urbanos, mas também nos pequenos centros. Esses resíduos vêm causando grandes impactos ambientais ao longo dos anos com descarte de maneira incorreta, uma alternativa sustentável para essa problemática é a reutilização desses resíduos na própria construção civil, utilizando-o como matéria prima em obras de pavimentação nas camadas de base e sub-base. Desta maneira, esta pesquisa tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, em conformidade ao panorama atual, dos trabalhos realizados utilizando resíduos de construção e demolição com aplicação em pavimento. Para isso, deu-se preferência por trabalhos realizados através de ensaios utilizando-se a substituição e dosagem do RCD nos seguintes percentuais: 3%, 4%, 5%, 6%, 7%, 15%, 30%, 45%, 60% e 70% com material recolhido, separado e analisado em diferentes cidades do Brasil, como também um solo recolhido em Portugal de maneira a obter uma análise ampla com diferentes características. Conclui-se com base nas pesquisas apresentadas que esta utilização apresenta a resistência necessária para ser aplicada nas camadas de pavimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.