Análise da qualidade dos blocos cerâmicos de vedação produzidos no município de Porto Nacional (TO)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.001.0003

Palabras clave:

Qualidade, Blocos cerâmicos, Porto Nacional

Resumen

A qualidade da obra acabada está diretamente associada a qualidade dos materiais nela empregados. O presente estudo teve como objetivo analisar os blocos de cerâmicas vermelhas produzidos na região de Porto Nacional (TO). Os parâmetros adotados foram de acordo com o que dita a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exposto na NBR 15270: 2005. Segundo os dados obtidos é possível observar que a maioria dos fornecedores entrevistados afirmaram desconhecer a norma ABNT NBR 15270: 2005 (apenas 1 dos 4 analisados diz conhecê-la, o que equivale a 25%). Isso constitui um dado preocupante, porque o não conhecimento sugere que os blocos produzidos dificilmente apresentarão qualidades satisfatórias. Para a fabricação dos itens, a extração da matéria-prima de todas as empresas examinadas foi feita no município de Monte do Carmo (TO). A verificação dos blocos, foi realizada em laboratório. Observou-se que os resultados dos ensaios geométricos, físicos e mecânicos mostram que os fornecedoras não possuem produtos conforme a ABNT NBR 15270: 2005. No ensaio de resistência à compressão, nenhum dos blocos analisados apresentou resistência maior ou igual a 1,5MPa. Além disso, foram detectadas várias fissuras e deformabilidades nos blocos de todas as cerâmicas que prejudicam a utilização e desempenho das peças. Há necessidade de um esforço maior para as empresas adequarem os seus respectivos modos de fabricação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacqueline Pereira Cursino Alves, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Acadêmica do segundo período do curso de Engenharia Civil no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC-PORTO). Cursou até o sétimo período em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional - TO. Onde até o momento desenvolveu pesquisa na área de Química dos Produtos Naturais com ênfase em identificação de classes de metabólitos secundários de plantas endêmicas do Cerrado tocantinense com atividade leishmanicida, três trabalhos de monitoria das disciplinas de Química Geral, Química Orgânica e Bioquímica e atualmente desenvolve pesquisa na área Enzimática.

Fernanda Santos de Carvalho, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Engenharia Civil.

Jordan Pinto Guimarães, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Graduando em Engenharia Civil. Atualmente é Secretário Financeiro e Acadêmico do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Thallya Nóbrega Oliveira, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Diogo Pedreira Lima, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2004). Especialização em Geoprocessamento e georreferenciamento aplicado em planejamento urbano e rural, Engenharia de Segurança do Trabalho, e Mestrado em Engenharia Ambiental voltado para recursos hídricos e saneamento. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Hídricos e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Saneamento, Mineração e Indústrias. É professor do curso de Engenharia Civil e Arquitetura na FAPAC/ITPAC Porto Nacional - TO.

Publicado

2019-06-20

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>