Implantação de consórcios públicos intermunicipais de resíduos sólidos urbanos: Monte do Carmo e Silvanópolis, Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0002

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Urbanos, Consórcio, Aterro Sanitário

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica para implantação de um consórcio intermunicipal de resíduos sólidos entre Monte do Carmo/TO e Silvanópolis/TO visando a destinação final e adequada dos resíduos tendo como embasamento a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituído pela Lei nº 12.305/2010. Para tal, foi realizado visita aos municípios com aplicação de questionário aos responsáveis pela Secretaria de Meio Ambiente a fim de obter conhecimento sobre a situação atual dos mesmos acerca da coleta e destinação dos resíduos. Também foi realizado análise de dados georreferenciados gerados através do programa ArchGis para determinação de áreas ótimas para a instalação de um aterro sanitário, baseados em critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA 404/2008: declividade, recursos hídricos, solos, distância de rodovias, do perímetro urbano e de Áreas de Preservação Permanente. Concluiu-se que ambos municípios se encontram em desconformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que ainda descartam seus resíduos em lixões à céu aberto sem qualquer tipo de controle ambiental, embora em Silvanópolis já esteja sendo desenvolvido programas de reciclagem de alguns materiais. Em análise de dados georreferenciados é possível garantir a viabilidade técnica para construção de tal aterro consorciado em região próxima à rodovia que liga os dois municípios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pereira Cursino Alves, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Cursando o décimo período de Engenharia Civil no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos -Porto Nacional. Cursou até o sétimo período de Ciências biológicas (Bacharel) na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional.

Ana Paula Lustosa Ribeiro, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Agricola pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP-ULBRA (2002) e graduação em Engenharia Civil - ITPAC - Porto Nacional (2011). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com especialização em Conservação de Solos e Sistemas Hídricos, atuou na área da agricultura familiar como extensionista rural executando projetos de Pronaf e FNO trabalhou com a emissão de Licenciamento Ambiental para produtores rurais. Também possui diversos cursos Técnicos na área agrícola. Na área da Engenharia Civil tem especialização em Estrutura de Concreto e fundações. Já trabalhou com Saneamento e Esgotamento Sanitários.Tem experiência também na área da construção civil na execução de edificações prédios com 3 pavimentos. Atuou na área de ferrovia na manutenção e acompanhamento nas identificações dos passivos ambientais. Atualmente encontra-se executando serviços no gerenciamento e supervisão ambiental da construção da BR 242 -TO.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)