Levantamento visual contínuo: análise da rodovia TO-255, trecho de Porto Nacional a Monte do Carmo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2018.001.0002Palabras clave:
Patologias, Pavimentos Flexíveis, Levantamento Visual Contínuo, Restaurações AsfálticasResumen
O presente projeto propôs uma avaliação das condições da superfície do pavimento flexível da rodovia TO-255, trecho de Porto Nacional a Monte do Carmo – TO, contabilizando 39,1 quilômetros. Para realizar a pesquisa aplicou-se o método de avaliação superficial de pavimento flexível denominado Levantamento Visual Contínuo - LVC, desenvolvido pelo DNIT e regido pela norma 008/2003 – PRO na qual informa as condições necessárias para a realização do método, que ocorre a partir de visitas in loco para identificar as principais patologias do trecho. O método baseia-se na verificação do estado geral da superfície asfáltica e das manifestações patológicas nela presentes, resultando-se em 03 (três) índices que são: ICPF (Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis), IGGE (Índice de Gravidade Global Expedito) e o IES (Índice do Estado de Superfície do Pavimento). Foram analisados quarenta subtrechos com extensão de um quilômetro cada, e através dessa pesquisa foi possível classificar o estado de conservação do pavimento atual como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, bem como a frequência das patologias identificadas no seguimento. Á partir dessa análise é evidenciada a importância de planejamentos que envolvam medidas de conservação e prevenção sobre o pavimento, evitando o agravamento das condições da via, possibilitando assim um gerenciamento consciente e eficaz.
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