Aplicação da tecnologia BIM na compatibilização de projetos complementares de uma edificação residencial por meio dos programas da ALTOQI: Eberick e QIbuilder
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0008Palabras clave:
Construção Civil, Compatibilização de projetos, BIM, IFCResumen
A construção civil possui uma grande importância à economia e desenvolvimento do Brasil, tendo crescido consideravelmente nos últimos anos, no entanto trata-se de uma área que ainda não explora muito dos softwares disponíveis, tendo diversos projetos para uma mesma obra desenvolvidos por pessoas diferentes, havendo uma incompatibilização na execução. Nesse sentido, objetivou-se demonstrar a tecnologia BIM na compatibilização de projetos, em comparação com o modelo tradicional pelo AutoCad, visando demonstrar o quanto a compatibilização por softwares é importante para acelerar os processos e diminuir os erros. Apresentar a compatibilização de projetos de uma residência multifamiliar projetada através da tecnologia BIM, através dos programas Eberick e QiBuilder, e interoperabilidade com o formato IFC, em comparação com o modelo tradicional no AutoCad. Por meio da verificação principalmente do fluxo de trabalho, verificou-se que a utilização apenas do AutoCad torna o processo mais demorado e com mais intercorrências, visto que a compatibilização entre os projetos ocorre somente através da visão do projetista, pela sobreposição 2D dos projetos, o que não permite verificação como um todo. Apesar de no estudo em questão ter utilizado a modelagem tridimensional para a fachada mesmo nos projetos desenvolvidos no AutoCad, ainda houveram intercorrências, ou seja, projetos que não estavam alinhados entre si, necessitando de correções. Com a compatibilização BIM, verificou-se uma maior agilidade e confiabilidade, visto que todo o processo é automatizado, e não de forma intuitiva, sendo apresentado todos os projetos de forma tridimensional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Engineering Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.