Caracterização da drenagem pluvial no Bairro Parque Eldorado, localizado em Porto Nacional (TO)

Autores

  • Francisco Adriano Rodrigues Duarte Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Diogo Pedreira Lima Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.002.0003

Palavras-chave:

Águas, Pluviais, Drenagem

Resumo

O cenário atual brasileiro, no que diz respeito à drenagem urbana, não é dos melhores. O país passa por problemas que, em sua maioria, foram desencadeados pela forma ineficiente como as cidades se desenvolveram: falta de planejamento; ausência de medidas controladoras para o uso do solo; rigor, quanto à ocupação de áreas de risco; e implantação de sistemas de drenagem inapropriados, o que acaba por gerar significativos problemas sociais. O modelo de drenagem urbana mais usado atualmente no Brasil consiste em coletar as águas pluviais e direcioná-las o mais rápido possível até o seu destino final, que são os cursos d’água, com o intuito de minimizar os problemas causados à sociedade e ao meio ambiente. No Bairro Parque Eldorado, o cenário é parecido, a inexistência de um sistema de drenagem pluvial compromete o bem-estar da população em épocas chuvosas, devido aos constantes alagamentos, enxurradas e erosões do solo, o que afeta diariamente a qualidade de vida. Este trabalho analisa a capacidade de infiltração de água do solo e identifica os pontos mais críticos e os seus principais problemas. Com a finalização da presente pesquisa, foi possível oferecer uma alternativa viável para a destinação das águas pluviais de forma eficiente e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Adriano Rodrigues Duarte, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Acadêmico do 10° período de Engenharia Civil.

Diogo Pedreira Lima, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2004). Especialização em Geoprocessamento e georreferenciamento aplicado em planejamento urbano e rural, Engenharia de Segurança do Trabalho, e Mestrado em Engenharia Ambiental voltado para recursos hídricos e saneamento. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Hídricos e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Saneamento, Mineração e Indústrias. É professor do curso de Engenharia Civil e Arquitetura na FAPAC/ITPAC Porto Nacional (TO).

Downloads

Publicado

2019-06-20