Estruturas de governança de TI e COBIT: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.002.0007Palavras-chave:
COBIT, Governança Corporativa, ObjetivosResumo
O presente estudo aborda a importância dos investimentos em tecnologia da informação e o impacto positivo no desempenho organizacional. No entanto, a TI sozinha não pode garantir tais retornos, pois são necessários mecanismos para estruturar departamentos, garantir o alinhamento com a estratégia da organização, justificar e otimizar investimentos. A governança de TI reúne mecanismos formais que permitem aos executivos liderar estruturas e processos organizacionais para garantir que a TI funcione de acordo com os objetivos e estratégias da organização. Neste sentido, o presente trabalho tem como propósito tratar sobre as estruturas de governança de TI e COBIT, seus princípios e o atendimento as necessidades das partes interessadas, além de verificar sua contribuição para o alinhamento das estratégias de TI e do Negócio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.