SARS-CoV-2- hábitos alimentares e comportamentais da população de Parauapebas (PA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0037

Palabras clave:

Isolamento Social, Hábitos alimentares, COVID-19, Rotina, Dia a dia

Resumen

O presente estudo tem como objetivo avaliar os hábitos alimentares e comportamentais da população de Parauapebas (PA) durante o isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi um estudo transversal quali-quantitativo. Foi aplicado um formulário on-line, composto por perguntas abertas e fechadas, no qual se obteve 472 respostas válidas com participantes de ambos os sexos, sendo 26,27% (n=124) masculino e 73,72% (n=348) feminino, com idade entre 18 a 60 anos. Os formulários continham questões sobre idade, gênero, raça, escolaridade, altura, peso corporal anterior e posterior ao isolamento, bairro que reside, estado emocional, hábitos alimentares e comportamentais. Os resultados da pesquisa indicaram que a pandemia contribuiu com alterações de hábitos e comportamentos associados a fatores emocionais como estresse e ansiedade. Relatados com maior frequência pelos sujeitos da pesquisa que culminou em mudanças alimentares na vida dos participantes. Com base nos resultados deste estudo, sugere-se que o isolamento decorrente da pandemia de COVID-19 possa ter relação direta com as mudanças de hábitos alimentares com fatores emocionais potencializando todo esse contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Christielle Silva de Sousa, Faculdade Master de Parauapebas

Graduada em NUTRIÇÃO pela Faculdade Master do Pará - FAMAP (2021). Pós Graduanda em Obesidade e Emagrecimento e Nutrição Materno Infantil pela Faculdade Serra Geral - FASG. Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Serra Geral - FASG. Docente Supervisora de Estágio de Nutrição e Saúde Pública. Atuante na área de Nutrição Clínica, segurança alimentar e atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais realizando a avaliação, prescrição e planejamento de dietas. Treinamentos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e orientações de funcionários atuantes nas atividades relacionadas aos serviços de UAN. Contato: (94) 98185-8783 / 99199-6321 E-mail: nutrivanessachristielle@gmail.com.

Elisangela Oliveira Silva Froz, Faculdade Master de Parauapebas

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO(2011). Tem experiência na área de Nutrição.

Kaelem Assis Rocha Silva, Faculdade Master de Parauapebas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Pitagoras(2013). 

Stefane Carvalho da Cunha, Faculdade Master de Parauapebas

Graduada em NUTRIÇÃO pela Faculdade Master do Pará - FAMAP, Pós Graduanda Nutrição, Controle e Qualidade dos Alimentos - Faculdade Metropolitana, Pós Graduanda Emagrecimento e Estética e Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Serra Geral - FSG. Tem experiência na área de Nutrição Materno Infantil com Alergia a Proteína do Leite de Vaca - APLV. Realização de Anamnese e Antropometria com crianças de 0 á 2 anos, Orientação Nutricional sobre Introdução Alimentar e Desmame. Experiência no âmbito Clínico e Público, Prescrevendo Plano Alimentar e Conduta Nutricional, atendendo indivíduos saudáveis e com patologias. Contato: (94) 981050319 E-mail: stefanecarvalhonutri@gmail.com.

Victória Carolline do Moraes Gatti, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em engenharia agronômica - Universidade Federal rural da Amazônia (2018).

Priscilla Andrade Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado em Agronomia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Federal Rural da Amazônia e sanduíche pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente Professora Adjunta da UFRA. Linhas de Pesquisa: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Bioquímica e Fisiologia da Produção Vegetal. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Qualidade de Sistemas de Plantios das Culturas de Açaí e Mandioca no Sudeste do Pará". O Projeto de Extensão intitulado "Transferência de tecnologia aplicada aos produtores assistidos pelo CETAF-Parauapebas". E o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico "Alimentos Artesanais Padronizados: uma alternativa tecnológica para a agricultura familiar do Estado do Pará". O Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento tecnológico de novos produtos aplicados a pecuária do Sudeste do Pará". Docente do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal na Amazônia da UFRA-Parauapebas. 

Mariana Leal Oliveira, Faculdade Master de Parauapebas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é consultora ambiental - Ecology Brasil. , atuando principalmente nos seguintes temas: Floresta Nacional de Carajás, fauna e educação ambiental.

Publicado

2021-09-28

Número

Sección

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva