Prescrição virtual à luz do princípio da dignidade da pessoa humana

Autores/as

  • Magna Oliveira Pires de Santana Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-3039.2013.001.0005

Palabras clave:

Jus Puniendi, Prescrição Penal, Prescrição Virtual, Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, Estado Democrático de Direito

Resumen

Este artigo buscou três objetivos. O primeiro deles foi entender a prescrição virtual, denominada também como prescrição penal antecipada, reconhecimento antecipada da prescrição penal, prescrição em perspectiva, prognose prescricional, prescrição precalculada ou projetada, à luz do panorama doutrinário e exemplificativo acerca do tema, a fim de fundamentar a aplicabilidade dessa nova modalidade prescricional. O segundo objetivo consistiu na compreensão do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana dentro de um contexto histórico e valorativo, que norteia as relações intersubjetivas e as estabelecidas entre o Estado e os administrados, irradiando seus efeitos para todo o ordenamento jurídico. Por último, objetivou-se apontar a dignidade da pessoa humana – valor fundamental do sistema normativo – como respaldo jurídico do instituto prescricional em comento, ressaltando as implicações de um processo penal inócuo e inútil, afastado do propósito do Direito Penal e do que preceitua o Estado Democrático de Direito, na vida privada do réu. Diante disso, pode-se vislumbrar a aplicabilidade do tema em face da preservação da dignidade da pessoa humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magna Oliveira Pires de Santana, Centro Universitário Jorge Amado

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado(2007) e especialização em Direito do Estado pelo Associação Educacional Unyahna(2007). Atualmente é Professor Titular da Faculdade Anisio Teixeira.

Publicado

2013-08-31