Prescrição virtual à luz do princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Magna Oliveira Pires de Santana Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-3039.2013.001.0005

Palavras-chave:

Jus Puniendi, Prescrição Penal, Prescrição Virtual, Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, Estado Democrático de Direito

Resumo

Este artigo buscou três objetivos. O primeiro deles foi entender a prescrição virtual, denominada também como prescrição penal antecipada, reconhecimento antecipada da prescrição penal, prescrição em perspectiva, prognose prescricional, prescrição precalculada ou projetada, à luz do panorama doutrinário e exemplificativo acerca do tema, a fim de fundamentar a aplicabilidade dessa nova modalidade prescricional. O segundo objetivo consistiu na compreensão do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana dentro de um contexto histórico e valorativo, que norteia as relações intersubjetivas e as estabelecidas entre o Estado e os administrados, irradiando seus efeitos para todo o ordenamento jurídico. Por último, objetivou-se apontar a dignidade da pessoa humana – valor fundamental do sistema normativo – como respaldo jurídico do instituto prescricional em comento, ressaltando as implicações de um processo penal inócuo e inútil, afastado do propósito do Direito Penal e do que preceitua o Estado Democrático de Direito, na vida privada do réu. Diante disso, pode-se vislumbrar a aplicabilidade do tema em face da preservação da dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna Oliveira Pires de Santana, Centro Universitário Jorge Amado

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado(2007) e especialização em Direito do Estado pelo Associação Educacional Unyahna(2007). Atualmente é Professor Titular da Faculdade Anisio Teixeira.

Downloads

Publicado

2013-08-31