Eficácia da mistura de mesotriona e terbutilazina para o controle de plantas daninhas na cultura do milho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.002.0001Palavras-chave:
Agrotóxico, Eleusine indica, Plantas invasoras, Zea maysResumo
A falta de herbicidas como o glifosato reforça a necessidade de avaliar outros herbicidas na cultura do milho, como a terbutilazina e mesotriona, que é uma alternativa para substituir a atrazina, devido seu potencial de contaminação de águas superficiais e subterrâneas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi realizar um experimento para avaliar a eficiência da mistura desses herbicidas. Para tanto foi instalado um experimento que consistiu em realizar um levantamento fitossociológico e avaliação de controle com a mistura de dois herbicidas com 4 doses diferentes nas plantas daninhas presentes em área agrícola de soja sucessão milho safrinha, sem cultivo no período do experimento. Os tratamentos foram 4 doses (tratamentos 0, 1, 2, e 3) e seis repetições totalizando 24 parcelas. Foram identificadas no levantamento fitossociólogico 1.369 indivíduos. As espécies com maior importância foram Chamaesyce hirta com importância de 328,91; Eleusine indica com importância de 1498,57; Digitaria horizonalis com importância de 225,37; e Panicum Maximum com importância de 233,52. A mistura dos herbicidas terbutilazina e mesotriona constatou-se a eficácia para o controle das seguintes espécies: Phyllanthus niruri L, Diodia virginiana, Ipomea sp, Pennisetum setosum, Digitaria insularis, Cyperus difformis, Conyza bonariensis, Commelina benghalensis, Richardia brasilienses, nas dosagens. Com relação as espécies P. maximum, E. indica, C. hirta e D. horizontalis após 42 Dias após a avaliação (DAA) obteve-se baixo nível de controle das plantas daninhas, com elevados níveis de importância relativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.