Comparação do Algoritmo de Monte Carlo, algoritmos genéticos e redes neurais artificiais para calibração de redes de abastecimento de água utilizando o epanet2toolkit
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0006Palavras-chave:
Calibração, EPANET, Algorítmos genéticos, Monte Carlo, Redes neuraisResumo
Uma comparação de três algoritmos de calibração de rede de água foi realizada usando a biblioteca R epanet2toolkit. Este acoplamento permite explorar os potenciais de simulação e avaliação hidráulica do EPANET e análise de dados em R, tendo como principal resultado do trabalho a comparação de três métodos de calibração. No processo de calibração pelo Algoritmo de Monte Carlo, foram gerados aleatoriamente 100.000 valores de rugosidade para cada seção de tubo na faixa de 0,008 a 0,09 e novos valores de pressão foram gerados com essas rugosidades, enquanto a calibração pelo método de Algoritmos Genéticos foi utilizado o pacote rpy2 que permite o uso de R em Python, tendo 10.000 gerações por simulação com 5% de chance de mutação e 50% de chance de crossover, admitindo um desvio de ± 2 m.c.a para cada pressão e a redução do erro médio. Por fim, a calibração da Rede Neural também utilizou o pacote rpy2, com a demanda da rede definida como a camada de entrada e a camada de saída como a rugosidade dos tubos e para a camada oculta foi definida a camada de entrada mais quatro neurônios. Os resultados mostraram que na rede menor o melhor desempenho foi obtido pelos Algoritmos Genéticos, seguido de Monte Carlo, enquanto a Rede Neural teve o pior resultado, e na rede mais complexa os resultados da Rede Neural obtiveram o melhor resultado, seguido da Rede Neural. Algoritmos Genéticos e Monte Carlo. Assim, observa-se o potencial de utilização de Redes Neurais para calibração de redes mais complexas, bem como sua utilização aliada a técnicas de otimização para operação de redes de distribuição de água, tomando-se o cuidado de evitar situações de overfitting ou underfitting.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.