Características da precipitação e aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em Itajubá, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0008

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Água pluvial, Aproveitamento, Reservatório, Telhado verde

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo das características de precipitação para o município de Itajubá, MG, assim como uma análise da viabilidade de implantação de sistemas de aproveitamento de água pluvial em residências. Foram realizadas comparações entre diferentes séries de precipitação, sendo que a série da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou melhor desempenho e foi utilizada para as simulações com diferentes cenários no software Netuno. Foi encontrado que a area de captação é a variável mais importante no que se refere ao maior potencial de economia quando comparado ao volume do reservatório. Também foi possível mostrar os potenciais de economia de água potável para cada volume de reservatório de água pluvial em diversos cenários, incluindo o telhado verde que é uma excelente ferramenta na busca de novas tecnologias a favor da redução dos impactos ambiental, social e econômico na construção civil, embora no quesito de aproveitamento de água este seja inferior ao telhado convencional. Portanto, os resultados obtidos neste trabalho podem ter implicações importantes em estudos de aproveitamento de água pluvial em residências na cidade de Itajubá e, até mesmo, em cidades com características semelhantes de precipitação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Christiane Ramalho Sigoli, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá (2000). Mestra em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Atuação na área de Engenharia Civil, com ênfase em desenvolvimento de projetos complementares, como Calculo Estrutural, Projeto Elétrico, Luminotécnico, Hidro-Sanitário com Aproveitamento de Água Pluvial e Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico. Experiência prática nos softwares Eberick V10, Lumine, Hydros e MS Project. Professora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá - FEPI nas disciplinas de Estruturas de Concreto Armado II, III e IV, Gerência de Obras e Teoria das Estruturas II e III. 

Samia Regina Garcia Calheiros, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), Mestrado e Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É Professora Associada III da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e atualmente cumpre Exercício Provisório no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus de São José dos Campos. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Climatologia, Variabilidade Climática, Meteorologia Tropical, relacionada principalmente ao Início e Fim da Estação Chuvosa em regiões do Sistema de Monção da América do Sul, e Técnicas de Estatística Multivariada. 

Herlane Costa Calheiros, Universidade Federal de Itajubá

Professora Dra. Herlane concluiu o doutorado em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Itajubá. Atua nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental (controle de odores, infraestrutura verde, conservação e reúso de água, contenção e aproveitamento de águas meteóricas, tratamento de águas de abastecimento e águas residuárias, oxidação de matéria orgânica, resíduos sólidos domiciliares).

Matheus David Guimarães Barbedo, Universidade Federal de Itajubá

Doutorando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Unifei. Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Unifei (2022). Engenheiro Civil pelo Centro Universitário de Itajubá-FEPI em (2019). Possui interesse nas áreas de hidráulica, recursos naturais, redes de distribuição de água, eficiência hidroenergética, controle de perdas em redes de distribuição de água, modelagem e simulação computacional em redes de água e saneamento ambiental.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)