Características da precipitação e aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em Itajubá, MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0008Palavras-chave:
Sustentabilidade, Água pluvial, Aproveitamento, Reservatório, Telhado verdeResumo
Este trabalho apresenta um estudo das características de precipitação para o município de Itajubá, MG, assim como uma análise da viabilidade de implantação de sistemas de aproveitamento de água pluvial em residências. Foram realizadas comparações entre diferentes séries de precipitação, sendo que a série da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou melhor desempenho e foi utilizada para as simulações com diferentes cenários no software Netuno. Foi encontrado que a area de captação é a variável mais importante no que se refere ao maior potencial de economia quando comparado ao volume do reservatório. Também foi possível mostrar os potenciais de economia de água potável para cada volume de reservatório de água pluvial em diversos cenários, incluindo o telhado verde que é uma excelente ferramenta na busca de novas tecnologias a favor da redução dos impactos ambiental, social e econômico na construção civil, embora no quesito de aproveitamento de água este seja inferior ao telhado convencional. Portanto, os resultados obtidos neste trabalho podem ter implicações importantes em estudos de aproveitamento de água pluvial em residências na cidade de Itajubá e, até mesmo, em cidades com características semelhantes de precipitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.