Qualidade da água e índice de estado trófico em rio amazônico: o caso do rio Pará do Uruará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0018Palavras-chave:
Amazônia, População Ribeirinha, Qualidade da água, Parâmetros físicos, químicos e/ou biológicosResumo
A grande malha hidroviária da Amazônia possui expressiva importância para a população ribeirinha, sendo de fundamental importância para a sobrevivência humana e da natureza. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da água de um rio amazônico, por meio de parâmetros físicos, químicos e/ou biológicos, assim como, estimar se há influência da sazonalidade e avaliar o índice de estado trófico (IET). A área de estudo compreende as águas do rio Pará do Uruará, o qual banha o Distrito de Santa Maria do Uruará, município de Prainha- PA. Foram analisados 4 pontos ao longo do rio, num perímetro de 4 km, aos quais foram denominados: pontos 1, ponto 2, ponto 3 e ponto 4, em dois períodos sazonais (inverno/verão), sendo avaliadas as variáveis de condutividade elétrica, clorofila A, cor aparente, dureza, fósforo total, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, temperatura, coliformes termotolerante e Eschirichia coli. De acordo com os resultados, foi possível observar, que os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, mostraram em 3 dos 4 pontos que a cor se apresentou em inconformidade com a portaria GM/MS N° 888 de 21. Além disso, a variável do oxigênio dissolvido em 3 pontos apresentou-se em inconformidade com resolução CONAMA n° 357/05 no período de inverno. Em relação à sazonalidade, a pesquisa mostrou que há diferenças significativas na qualidade da água, de acordo com o período na qual ela está sendo avaliada. A partir deste trabalho, é possível perceber que estudar a qualidade da água em comunidades ribeirinhas é de suma importância e que é necessária a implementação de novas políticas públicas que visem a proteção dos corpos hídricos, assim como alertar a população sobre a importância da preservação da qualidade da água e do meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.