Aplicabilidade de modelos de probabilidades a eventos diários das chuvas intensas no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0016Palavras-chave:
Distribuições de probabilidades, Teste de Qui-Quadrado, Precipitação máxima diária, Tempo de retorno, Estado do Rio de JaneiroResumo
A ocorrência de eventos extremos de precipitação no Estado do Rio de Janeiro, reforçam a importância de estudos relacionados a estes acontecimentos, principalmente quando se pensa no dimensionamento de obras hidráulicas. Neste sentido, foram ajustadas as distribuições de probabilidades Normal (N), Log-Normal a 2 parâmetros (LN) e Gumbel para Máximos (GM), aos dados de precipitação máxima diária anual de 6 estações distribuídas ao longo do Estado do Rio de Janeiro, totalizando 28 anos de dados. Os dados foram obtidos junto à Rede Nacional de Observações Meteorológicas de Superfície do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Após o ajuste, foram estimadas as precipitações máximas diárias para diferentes tempos de retorno. A aderência das distribuições foi avaliada pelo Teste de Qui-Quadrado. Os resultados mostraram que todas as distribuições foram adequadas. A distribuição GM foi a que melhor se ajustou em todas as estações, com exceção das estações Avelar e Itaperuna, onde a melhor distribuição foi a LN. Os maiores volumes de precipitação máxima diária estimados aconteceram nas estações de Avelar, Resende e Rio de Janeiro, cujos valores são superiores à 200 mm para um tempo de retorno de 500 anos, evidenciando a potencialidade de tragédias relacionadas a eventos extremos de precipitação nestas regiões. As menores precipitações máximas diárias ocorreram nas estações de Campos e Cordeiro, com valores entre 130,70 mm e 199,17 mm, para tempos retorno de 25 e 500 anos, respectivamente, na estação de Itaperuna, para os mesmos tempos de retorno, a precipitação máxima diária variou entre 114 mm a 148 mm.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.