Percepção da equipe de saúde da família sobre degradação ambiental e relação com saúde.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.002.0012

Palabras clave:

Meio Ambiente, Pessoal de Saúde, Recursos Naturais, Poluentes

Resumen

Problemas ambientais têm auxiliado no surgimento de doenças preveníeis por meio da promoção de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Portanto o objetivo deste trabalho é identificar a percepção da equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação à degradação ambiental e suas consequências à saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada com 39 profissionais da saúde da família, por meio de questionário fechado, na cidade de Cáceres/MT. Foram utilizadas 10 variáveis sobre problemas ambientais relacionadas com os recursos naturais água, solo e ar. No geral, as equipes de saúde da família perceberam problemas ambientais urbanos nos bairros, destacando o ESF Cohab Nova que melhor compreendeu as perguntas sobre o tema estudado, a equipe que mostrou maior dificuldade em relação ao tema foi o ESF Guanabara. As variáveis do recurso água foram mais bem percebidas como problemas ambientais. No entanto, as equipes demonstraram em algum momento dificuldade para perceber os riscos em que a população pode estar exposta aos problemas ambientais presentes no território. Conclui-se que as variáveis dos recursos naturais estudados são consideradas problemas ambientais nos territórios das Equipes de Saúde da Família, mas as equipes apresentaram dificuldades em perceber a inter-relação da degradação ambiental urbana e a saúde.

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Biografía del autor/a

Antonio Francisco Malheiros, Universidade do Estado do Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1992) e mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2000). Doutor em Parasitologia pelo Programa Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas, atuando nas disciplinas de Parasitologia e Parasitologia Humana, respectivamente, nos cursos de Biologia e Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Ambientais da UNEMAT. Tem experiência na área da Parasitologia, atuando principalmente nas ações de vigilância em saúde; eco-epidemiologia dos agentes parasitários oriundos de seres humanos, animais domésticos e silvestres; diagnóstico coprológico de enteroparasitas (Helmintos e Protozoários); caracterização molecular de enteroprotozários (Blastocystis spp., Entamoeba spp., Giardia intestinalis entre outros); saúde pública; educação, saúde e meio ambiente; educação e saúde indígena.

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado do Mato Grosso

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia FAFIMC - PUC - RS - Campus de Viamão, Especialização em Planejamento Educacional e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2000), revalidado pelo Programa de Doutorado em Educação da UFRGS. Possui Pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1990, lotado na Faculdade de Educação e Linguagem, tendo trabalhado com Introdução à Educação, Pesquisa Educacional (curso de Pedagogia) Antropologia da Educação (curso de Pedagogia), Princípios éticos - estéticos e ecológicos do cuidado na Educação (curso de Pedagogia), Metodologia de Ensino, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem (curso de Letras). Dedica-se há 30 anos à formação humana, em especial formação de professores e de pesquisadores em Ciências Ambientais e Geografia. Trabalhou na implantação de campus, cursos, políticas, projetos e programas de educação superior, em especial projetos de formação de professores da Educação Básica (PIQD - Programa Interinstitucional de Qualificação Docentes da Educação Básica na região norte de Mato Grosso). Implantou diversas licenciaturas, programas de formação de professores, cursos de bacharelado e campus na região norte de Mato Grosso. Atuou junto a formação de professores indígenas e Licenciaturas Plenas Parceladas. É professor do Programa de Pós-graduação em CIÊNCIAS AMBIENTAIS da UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental, Educação Ambiental para a Sustentabilidade e ciências Sociais e Desenvolvimento Regional. É professor do Mestrado em Geografia / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Coordenou o Doutorado Interinstitucional DINTER - EDUCAÇÃO UFRGS / UNEMAT. Atuou também na gestão universitária e na gestão pública municipal de Sinop. Desenvolve projetos, programas e estudos principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação superior e universidade; questões socioambientais, sustentabilidade e diversidade cultural; Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional. Na atualidade desenvolve pesquisas envolvendo as relações do agronegócio (pecuária e produção de grãos) com a água na região norte de Mato Grosso.

Publicado

2019-06-20

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